A Conscientização como Fonte de Equilíbrio

A Conscientização como Fonte de Equilíbrio

Cláudia B. S. Pacheco,
extrato do livro De Olho na Saúde,
pág. 13 – 2º Edição

 

Keppe introduz no campo da psicoterapia um conceito inovador: nossas doenças vêm de atitudes que adotamos diante da vida, e não têm “existência” em si mesmas. No momento em que mudo de atitude e passo a adotar uma postura mais saudável, imediatamente volto ao equilíbrio.

Pela natureza a estrutura essencial do ser humano tem um grande poder autogenerativo. Temos um sistema de defesa muito complexo, ao qual damos o nome de imunológico e que tem a capacidade de autorregular o funcionamento do nosso organismo. Psiquicamente ocorre o mesmo. Conscientizada e corrigida a atitude errada, voltamos ao equilíbrio natural.

Ninguém pode ser “rotulado” de doente — neurótico ou psicótico — de maneira definitiva, pois o que existem são estados patológicos que poderão se estender por maior ou menor tempo na vida de um indivíduo.

De outro lado, não existem pessoas chamadas “normais”. Cada um tem muito de neurótico e mesmo de atitudes psicóticas no decorrer de suas vidas. O indivíduo equilibrado é o que aceita trabalhar com seus problemas e os dos demais — aquele que não censura a consciência da psicopatologia e da patologia social.

Os outros são nosso espelho Se todos nós temos muito de neuróticos e até de psicóticos, os outros nos servem de espelho e muito podemos aprender sobre nós mesmos: as qualidades que devemos reforçar e os defeitos que temos que evitar. O meio mais prático e direto para o autoconhecimento é justamente fazermos a dialética — o que nos incomoda nos outros, é o que está mal “resolvido” (inconscientizado) dentro de nós. Da mesma forma, o que nos agrada no próximo são as qualidades que possuímos e muitas vezes também estão inconscientizadas e reprimidas.

Quando me incomoda ver o quanto um amigo joga fora suas chances de sucesso, numa atitude de constante autodesvalorização, insegurança e falta de confiança, posso perfeitamente estar percebendo através do outro o principal motivo dos meus fracassos profissionais. Podemos conhecer nosso universo interior através da conscientização dialética, usando o exterior como ponto de referência.

Sim, toda a maravilha e harmonia do Universo está presente em nosso universo interno e, se não usufruímos disto, devemos à nossa psicopatologia ou seja, nossas atitudes invertidas de inveja, raiva, medo, pessimismo, arrogância, e tantas outras.

A vontade como chave da cura

O gerenciamento do estresse e o trabalho para nosso crescimento se deslocam do mundo exterior, para o “nosso” mundo.

Não se trata de buscar a saída através de mudanças externas mas a liberação do nosso mal estar em relação com a nossa postura diante da vida, dos problemas e de nós mesmos. Se estou doente por causas alheias à minha vontade, pouco posso fazer pela minha melhora. Mas se eu entendo que meu bem-estar e sucesso dependem, fundamentalmente, de mim, então meu caminho para o desenvolvimento estará aberto.

Basta que usemos nossa vontade no sentido de nos conscientizarmos ao máximo da realidade — seja ela boa ou má — pois assim poderemos melhor lidar com ela. Todo o método que me levar à alienação: projetar nos outros a culpa dos meus problemas, ou esperar de um método, de uma pessoa, de viagens, de distrações, de remédios, etc. o alívio de meus males e o meu sucesso, em ambos os casos estarei me alienando da possibilidade de me ajudar verdadeiramente.

Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco é vice-presidente da SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, psicanalista e escritora.

 

 

Sugestão de Leitura


 

 

De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógica Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco

 

A psicanalista Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco fez uma coletânea de artigos que escreveu para o Diário Comercial do Rio de Janeiro, na qual, em linguagem simples e com ilustrações do artista plástico Nelson Coletti, trata de assuntos ligados à nossa saúde e qualidade de vida como relacionamentos, trabalho, depressão, problemas de obesidade, de autoajuda e muitos outros temas de nosso interesse.

Quero ver o livro

 

 


 

Artigo publicado no Jornal STOP Ed. Especial do Instituto Keppe & Pacheco nº 5

Artigos:

Brasil em Crise: Mudança para Melhor

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Conflitos

A Conscientização como Fonte de Equilíbrio

Desenvolva-se profissionalmente e torne-se um Mediador e Conciliador Judicial!

Post source : extrato do livro De Olho na Saúde

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *