A Cura das Doenças Através da Farmácia Interior

A Cura das Doenças Através da Farmácia Interior

As nossas pesquisas, assim como as da psiconeuroimunologia (uma das mais recentes matérias do estudo médico) provam que todos os nossos pensamentos, atitudes e sentimentos têm ligação direta com o nosso sistema nervoso central e encadeiam-se ao nosso sistema hormonal e imunológico.

Tudo que pensamos no sentido de agredir a vida, nossa e a dos outros, terá imediatamente uma resposta orgânica igualmente destrutiva. De outro lado, toda a atitude voltada para a preservação da vida (amor, beleza, bondade) produzirá estímulos que levarão a respostas orgânicas favoráveis, à saúde e ao restabelecimento.

Doenças psicossomáticas

Doença psicossomática de psique (alma) e soma (corpo) é todo padecimento orgânico de origem psíquica. A Psicossomática Integral, com a qual trabalhamos, é, na realidade, uma extensão da verdadeira medicina e psicanálise tradicionais, fazendo concretizar a premissa hipocrática, que visa tratar o doente, não a doença.

As pesquisas nesta área foram iniciadas cerca de quatro décadas atrás no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo pelo dr. Norberto Keppe, após ter retornado de sua formação psicanalítica em Viena, Áustria.

No HC ele fundou, na Clínica do Prof. Edmundo Vasconcelos, o Setor de Medicina Psicossomática, onde passou a atender em psicoterapia os doentes de várias clínicas do hospital, como os portadores de moléstias do aparelho digestivo, circulatório, respiratório, ginecológico, hematológico, obtendo a remissão das mais variadas moléstias apenas com o atendimento psicoterapêutico. Os resultados desse trabalho foram reunidos em seu livro A Medicina da Alma, que é um compêndio de psicossomática integral, e um manual para os iniciantes nesse setor.

A Farmácia Interior

Pudemos constatar em todos os casos que o ser humano de fato possui o que nós chamamos de “Farmácia Interna” , ou seja, todas as substâncias químicas necessárias e perfeitas para sua recuperação. Aliás, todos os remédios são fabricados numa tentativa de imitar algumas das substâncias naturais, no sentido de suprir a ausência de umas ou agir como inibidoras de outras. É óbvio, porém, que por melhor que se imite uma substância natural, fabricada pelo organismo, jamais conseguiremos obter a solução ideal. Ao contrário, todo e qualquer medicamento produzirá efeitos colaterais, mais ou menos prejudiciais.

A verdadeira medicina

A meu ver, não existe outra medicina que não a psicossomática. Praticamente nada acontece em nosso corpo, sem que anteriormente tenha sido emitida uma ordem de nosso cérebro para que tal fato se desencadeie.

Nosso organismo é como uma orquestra que deveria funcionar de maneira incrivelmente harmônica, caso nossas emoções e atitudes estivessem de acordo com a nossa realidade, isto é, fossem atitudes de preservação e construção da vida.

Extrato do livro A Cura pela Consciência – Teomania e Estresse de autoria de Cláudia B. S. Pacheco.

Cláudia B. S. Pacheco,
Psicanalista, cientista social e escritora, vice-presidente da SITA, presidente e fundadora da Associação STOP a Destruição do Mundo

Post source : A Cura pela Consciência – Teomania e Estresse

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *