A Cura pela Consciência

A Cura pela Consciência

Artigo publicado no Jornal STOP , edição 82

Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco
Extrato do livro A Cura pela Consciência, pág. 127

A Cura Pela Consciência – Teomania e Stress
A Cura Pela Consciência – Teomania e Stress

Existem, basicamente, duas reações patológicas que o indivíduo pode adotar diante da consciência (percepção da realidade): a de medo, a de raiva, e/ou ambas, o que acaba por originar os quadros neuróticos e psicóticos e de doenças orgânicas, através do stress gerado pela tensão constante.

O conhecimento dos erros e dos problemas é visto pelo ser humano como grande perigo e ameaça. Diante da visão de um erro, ou quando sentem inveja, os chamados indivíduos mais depressivos reagem com medo, tendem para a fuga das mais diversas maneiras. Geralmente são omissos, inativos.

Outro grupo é o dos paranoides que, diante da consciência de uma frustração, ou quando têm inveja, reagem com raiva, agredindo, odiando, lutando.

Um terceiro grupo seriam os que mesclam os dois tipos de reação: luta e fuga.
É sabido que tanto a reação de medo, como a de raiva, ódio, são atitudes que a pessoa pode, ou não, adotar diante da consciência. É claro que o humilde, o receptivo, acata a verdade sem reagir, beneficiando- se psicologicamente e poupando seu físico de doenças desnecessárias, prolongando sua vida e vivendo melhor.

Tanto a raiva, como o medo desencadeiam automaticamente uma reação hormonal no organismo, o que se processa num nível frequentemente fora da percepção da pessoa.

A raiva é responsável pela liberação da noradrenalina e adrenalina na corrente sanguínea. O medo, por sua vez, provoca a secreção de acetilcolina e adrenalina.

Sabe-se que nosso organismo está apto a absorver cargas periódicas desses hormônios, bem como as glândulas, que trabalham sob sua estimulação, secretam novos hormônios numa cadeia harmoniosa.

Porém, se injetarmos constantemente tais hormônios no nosso sangue, em pouco tempo nosso organismo entrará em colapso (estresse). E é o que acontece com as pessoas que estão sempre com medo, ou raiva e inveja sem, muitas vezes, terem percepção disso.

A Cura Pela Consciência – Teomania e Stress

A Cura Pela Consciência(…)A humanidade já se habituou a fugir à percepção de si mesma através das mais diversas distrações — leituras, passeios, vícios, sexo, dinheiro, poder. Os mecanismos de fuga são usados para inconscientizar as emoções, e com tal sucesso, que muitos nem sequer imaginam o quanto estão doentes psiquicamente.

(…) A luta que empreendemos contra a consciência é tão forte que gastamos toda a nossa energia no sentido de tentar inutilmente destruí-la. A tensão gerada pela luta leva ao estresse, que, por sua vez, comprovadamente, causa doenças, as mais variadas.

(…)Portanto, o primeiro passo para a cura é a conscientização das emoções de inveja, raiva e medo. O segundo passo, perceber o porquê dessas atitudes, que pertencem ao campo da vontade. Isto é, a inveja, a raiva e o medo são atitudes, são reações, que podemos ou não adotar diante de uma consciência.

Quanto mais hipócritas, mais teomânicos formos mais veremos na verdade um mal, reagindo contra ela (mecanismo de Inversão). Quanto mais humildes quisermos ser, desistindo dessa pretensão de sermos “deuses” e aceitando nossas falhas e nossa enorme inveja à beleza, ao bem, e à realidade, mais acataremos a consciência que temos no nosso interior as vinte e quatro horas do dia.

Atendimento Psicanalítico

Psicanalistas formados no método psicanalítico de Norberto Keppe dão atendimento em sessões individuais e de grupo para adultos, adolescentes e crianças.
As sessões podem ser realizadas pessoalmente ou à distância (por telefone ou skype), em vários idiomas. Informações e marcação da primeira entrevista-teste:
(11) 3032-3616 ou
contato@trilogiaanalitica.org

 

Outros Artigos do Jornal STOP 82:

O Ser Humano Nasce, Vive e Morre Doente

O Poder da Consciência no Aprendizado de Línguas

A Origem Psicossomática das Doenças Bucais

Eficiência energética não é deixar de usar energia

Related posts