A espiritualidade e a ciência trilógica

A espiritualidade e a ciência trilógica

Desde que o ser humano existe, também existe com ele a consciência da existência de um Ser superior, Criador do universo e de tudo o que existe. Deus, para todos, seria a expressão máxima da beleza, verdade e bondade. É interessante observar que, ao lado dessa noção de Deus, o ser humano sempre mencionou a existência de seres espirituais responsáveis pela criação da dor, do sofrimento e do mal aos quais chamam por vários nomes: demônios, espíritos malignos, diabo, Lúcifer; a intenção desses seres seria a de destruir a felicidade do ser humano.

A experiência clínica mostra que toda doença mental é acompanhada de um componente patológico de conotação espiritual muito forte. É muito comum os neuróticos, mais ainda os psicóticos, manifestarem queixas de que veem e ouvem demônios, que sofrem perseguição de espíritos malévolos, que escutam vozes etc.; muitos doentes são excessivamente fanáticos por questões religiosas; há ainda os que manifestam uma oposição total à crença de qualquer espiritualidade — são os ateus fanáticos.

A pessoa mais equilibrada é a que geralmente tem uma boa aceitação da religiosidade, uma preocupação ética em viver dentro das leis universais da beleza, verdade e bondade, e uma atitude de respeito e reverência diante do Criador.

Admitem-se como seres criados por um ser mais perfeito e mais poderoso por si próprio, ou por um princípio geral da ordem do Universo, e não se opõem ou resistem a essa ideia.

É a esse estudo que a Trilogia Analítica se dedica: como é a relação entre Deus e os homens? Como essa relação ou os desvios nela podem afetá-los? Como a espiritualidade deturpada está relacionada às doenças mentais, sociais e orgânicas?

Keppe constatou existir uma estreita correlação entre os fenômenos científicos e os espirituais, e passou a considerar a Teologia como um dos “tripés” da ciência completa (trilógica), juntamente com a Filosofia e a Ciência.

Cláudia B. S. Pacheco, Extrato do livro ABC da Trilogia Analítica, p. 103

Cláudia B. S. Pacheco

Psicanalista e escritora, com 12 livros publicados. Vice-presidente da SITA, presidente e fundadora da Associação Keppe & Pacheco e da STOP a Destruição do Mundo.

ABC da Trilogia Analítica

Post source : Cláudia B. S. Pacheco, Extrato do livro ABC da Trilogia Analítica, p. 103

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *