A Grande Doença Humana Está na Luta Contra a Consciência

A Grande Doença Humana Está na Luta Contra a Consciência

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 23

Norberto R. Keppe,
extrato do livro A Consciência

www.livrariaproton.com.br

“Os meios de destruição se mostram em grau superior aos de sobrevivência. De modo que não há possibilidade de continuar, se o homem não conscientizar tal situação”, adverte-nos Norberto Keppe neste livro, básico para entender suas descobertas.

Vejo, cada dia mais, que a grande doença humana está na luta contra a consciência. E, o que a ciência psicanalítica vem ensinando, é praticamente o contrário, isto é, que seríamos vítimas de nosso lado inconsciente.

No entanto, não podemos falar que S. Freud tenha abordado tal questão assim; ele sempre procurou levar o indivíduo à percepção do seu interior.

Este livro lida mais com o aspecto prático da psicanálise contemporânea, fornecendo os meios de penetração na vida psíquica. Aliás, a ciência não pode permanecer apenas na descrição dos fenômenos; ela tem de tentar atingir sua causalidade e, possivelmente, a finalidade, ou melhor, congregar em si todos os setores humanos do conhecimento e sentimento, para chegar a respostas e soluções. Creio que esse é o seu verdadeiro sentido.

“Mesmo se um dia a pessoa não existir mais neste mundo, o único elemento que vai levar para a eternidade é a consciência, que é o bem, o qual necessita aceitar, para ser sã.” (Norberto Keppe)
“Mesmo se um dia a pessoa não existir mais neste mundo, o único elemento que vai levar para a
eternidade é a consciência, que é o bem, o qual necessita aceitar, para ser sã.” (Norberto Keppe)

Ciência significa conhecimento, ou melhor, consciência. Ela abrange todos os setores humanos, sejam os relacionados ao pensamento e principalmente aos sentimentos, desde a crença, até a fé. Caso contrário, é melhor que a pessoa desista de realizar ciência.

A verdade é que, falando-se da vida psíquica, temos a impressão que, de repente, unimos todos os campos do conhecimento, dos sentimentos e da ação — penetramos em todos os setores da existência e sentimo-nos integrados com toda a humanidade. Daqui em diante, parece que não existe mais um fato com que não tenhamos contato, uma ideia que não reconheçamos e um desejo que não esteja presente; o universo reduz-se de tamanho e percebemos todas as contradições, toda a realização e possibilidade de evolução.

“A consciência é o principal fenômeno humano; ela é um fator de ação imediata — resolve num instante milhares de dificuldades.”

É incrível que a palavra consciência, etimologicamente, signifique união, tanto em latim, como no grego (conscientia: confidência, cumplicidade; sinesis: união, confluência). Estou querendo alertar sobre esse processo dialético da característica humana fundamental.

Vivemos como milionários, que escolheram a situação de mendicantes; sabemos até onde iria nossa capacidade intelectual, e a abafamos no seu nascedouro; temos percepção da riqueza de nossos sentimentos, e criamos-lhes todas as espécies de impedimentos.

Editora Proton:
www.livrariaproton.com.br
(11) 3032.3616

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *