A interiorização é o caminho da cura

A interiorização é o caminho da cura

É curioso o fato de que nunca encontrei nos melhores dicionários das línguas portuguesa, inglesa e alemã o termo interiorizar. Mas existe o termo exteriorizar. Aí aparece claramente a intenção do homem de eliminar totalmente a visão de sua vida psíquica, projetando tudo de seu interior no ambiente.

O aspecto mais importante do trabalho de Keppe, a chave principal da Trilogia Analítica, é o processo de interiorização. “O homem interiorizado é o homem são.” Chegamos através da ciência à mesma conclusão de Santo Agostinho, e de Sócrates na filosofia.

A beleza do corpo do homem, dos seus músculos, seu cérebro, seu rosto são reflexos muito apagados da perfeição que existe no interior. A beleza dos animais, da natureza, dos astros, do universo são uma pequena parte da beleza do ser humano. No nosso interior, além da Beleza, existe o Amor, que não existe na realidade externa. Por mais que tentemos, jamais nossa imaginação poderia atingir as delícias e a satisfação que a Sanidade interna nos traria se a aceitássemos completamente.

A beleza do corpo do homem, dos seus músculos, seu cérebro, seu rosto são reflexos muito apagados da perfeição que existe no interior.

 

A Trilogia Analítica desenvolveu uma técnica de interiorização que propicia este contato. Trata-se da técnica comparativa, onde cada elemento do mundo externo é transportado dialeticamente para o interior do homem. Quando colocamos “os outros” dentro da vida psíquica do cliente, ele se acalma, reconhecendo o valor que tem em seu interior, o enorme mundo que tem dentro de si, amenizando sua inveja. Se vemos o mal vindo dos outros, também o fazemos com o bem, invejando o que imaginamos não possuir. Mas se o reconhecemos em nós, logo nos acalmamos.

Quando o ser humano começa a aceitar essa volta para si, então inicia-se a cura. O homem muito interiorizado chega a perceber coisas dentro de si que não existem correspondentemente no universo externo, pois o seu íntimo é o que há de mais perfeito em toda a criação.

Se temos essa maravilha em nós, então por que não a usufruímos? Keppe explica essa recusa por ser o nosso interior o reflexo da beleza divina. A Sanidade que vemos dentro de nós não é nossa realização, e, diante de tanta grandeza e maravilha, cegamo-nos pela terrível inveja que sentimos daquele que nos presenteou com ela.

Cláudia B. S. Pacheco, Extrato do livro A Cura pela Consciência, p. 134

Cláudia B. S. Pacheco

Psicanalista e escritora, com 12 livros publicados. Vice-presidente da SITA, presidente e fundadora da Associação Keppe & Pacheco e da STOP a Destruição do Mundo.

A Cura Pela Consciência – Teomania e Stress

Post source : Cláudia B. S. Pacheco, Extrato do livro A Cura pela Consciência, p. 134

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *