A Origem das Enfermidades

A Origem das Enfermidades

A Inveja Constitui  a Etiologia Fundamental de Todas as Moléstias

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 69

Norberto  Keppe,
Extrato do livro A Origem das Enfermidades,
1ª Parte, pág. 20

A Origem das Enfermidades
A Origem das Enfermidades

Todo o meu trabalho que denominei de Trilogia Analítica se baseia nessa descoberta de Sigmund Freud desenvolvida por Melanie Klein e Wilfred Bion sobre a inveja – como sendo a etiologia fundamental de todas as perturbações mentais; só que eu resolvi ver tal questão em todos os setores da existência, e não só no sexual.

Não há dúvida de que tal atitude levantou contra minhas descobertas enorme indignação, porque não existe um ser humano que não esteja contaminado por esse mal tão terrível.

A inveja é a causa de todos os males, o rei dos vícios; todo o mal que existe no mundo adveio desse terrível sentimento, que deseja acabar com o que existe, e que enlouquece o ser humano e sua civilização; por exemplo, como o invejoso é voraz não tem controle sobre sua libido, motivo pelo qual é luxurioso.

O mesmo podemos dizer sobre a avareza, a gula, a preguiça, e mesmo sobre a ira e a soberba.

SUCESSO-PESSOAL-inveja-sanidade

 

– Quando vou tocar violão fico tão nervoso, que às vezes não consigo um bom resultado, falou o cliente A.R.

– O que sente ou pensa quando vai tocar? perguntei.

– Fico preocupado com os erros.

– Isso revela sua inveja, ao prestar mais atenção às falhas do que às qualidades, interpretei.

De fato, o invejoso se apega mais aos elementos errôneos do que aos reais, podendo-se afirmar que a alienação se identifica com a inveja. Não existe uma doença por si, ou angústia e mal-estar, porque se não houvesse inveja nenhum mal existiria na vida do ser humano.

A inveja é o «sentimento» mais difícil, e ao mesmo tempo fácil de ser resolvido; mais difícil porque em grande parte é inato, atingindo cada indivíduo que nasce – e fácil porque depende da vontade de cada um, para evitar que ele predomine no comportamento humano. Porém, tem basicamente de ser conscientizado, como primeiro passo a fim de ser dominado.

Adquira seu exemplar

(11) 3032-3616

www.livrariaproton.com.br

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *