A Única Maneira de Salvar a Humanidade é Pela Conscientização de Sua Corrupção

A Única Maneira de Salvar a Humanidade é Pela Conscientização de Sua Corrupção

Quando o Gênesis relata a queda de Adão e Eva diz: “Mas Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como deuses, versados no bem e no mal”. Essas palavras do demônio mostram como o ser humano tem a ideia de que o mal lhe dá grande poder.

Ao mesmo tempo tem grande medo da consciência, que neste caso é representada pela atitude de fuga que tiveram quando o Criador os procurou, respondendo-lhe Adão: “Ouvi teu passo no jardim, tive medo porque estou nu e me escondi”. Estar sem roupa nesse caso significa estar diante do mal que praticou. Eva se justificou dizendo que “a serpente a seduziu”, revelando o quanto a corrupção lhe era atraente e vista como agradável. No capítulo 6, versículo 5, a Bíblia diz sobre A Corrupção da Humanidade: “Deus viu que a maldade do homem era grande sobre a Terra”…

Estou escrevendo estes dados para esclarecer a ideia do ser humano de ver na corrupção e no mal enorme fonte de poder; por esse motivo toda a humanidade se encontra em perigo de ser rapidamente destruída — pois sua verdadeira intenção é realmente a de estragar e corromper tudo o que existe. Parece-me que não existe pessoa alguma imune a esse problema; motivo pelo qual, se não houver a sua conscientização, será impossível salvar a civilização.

A atitude de corrupção faz o indivíduo se sentir muito poderoso, pela possibilidade de destruir o bem criado por Deus; ele acredita que pode muito. Aliás, em relação à criação, o ser humano só poderia se sentir como um deus pela sua atitude de oposição ao Criador (teomania) — mesmo que não seja como ele é, o homem nota que, deteriorando, consegue contrariar o processo divino na Terra; com essa finalidade aceita se transformar em um demônio e viver no inferno. Estou dizendo que tal futuro é escolhido por muitos indivíduos.

A corrupção é como um monstro de mil cabeças; uma só atitude corrupta irá se transformando em outra mais, e outra, e outra, em uma sequência sem fim, no tempo e espaço; o apego a uma corrupção abre as portas para todas as outras — não se podendo dizer que o indivíduo fique só naquela. Por exemplo: a desonestidade na atividade do cliente W.W.; não trabalhando corretamente ele: a) destruiu seu casamento; b) liquidou a profissão; c) sofreu rebaixamento mental; d) deformou o próprio corpo; e) criou inimizades em toda parte; f) empobreceu-se acentuadamente; g) sente-se infeliz. Existe um acordo mútuo tácito entre todos os seres humanos para a destruição do planeta.

Quando muitos se interrogam por que não vivemos em um Paraíso se temos todas as condições para isso, posso responder que vivemos a pior das vidas possível por causa de nosso desejo inconsciente de corromper.

O fato de conhecer a corrupção já é meio caminho andado no sentido de saná-la, pois só os seres humanos têm condições de estancá-la; estou falando que os “chifrudos” já não podem mais conhecê-la. Quanto maior for o conhecimento da corrupção menor deterioração haverá, pois afinal de contas ela é inerente à estrutura humana — e só poderá deixar de existir ou pelo menos ser diminuída, através da consciência.

 

Norberto R. Keppe, Extrato do livro A Libertação pelo Conhecimento.

 

Psicanalista, filósofo e pesquisador independente da física, autor de 40 livros, fundador e presidente da SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, que unificou a ciência, à filosofia e à teologia.

A Libertação pelo Conhecimento

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *