Aprenda Línguas Fazendo Terapia

Aprenda Línguas Fazendo Terapia

Conheça a metodologia terapêutica que está transformando o ensino de línguas em São Paulo

Saber uma segunda e até uma terceira língua  é, hoje em dia, algo muito exigido no mercado de trabalho. Mas como então lidar com problemas de bloqueios e dificuldades de aprendizagem para aprender outro idioma?

Felizmente, para superá-los já existe aqui no Brasil um método de ensino de línguas terapêutico, criado pelo psicanalista Norberto Keppe, fundador da Psicanálise Integral, uma escola de psicoterapia reconhecida internacionalmente.

 Antes de mais nada, temos de entender que o problema não é falta de capacidade ou conhecimento. Muitas pessoas que estudam um idioma têm um bom vocabulário e sabem a gramática, mas não conseguem usar a língua na prática.

O obstáculo é muito mais emocional (psíquico).

Uma das principais descobertas keppeanas é a resistência, a oposição, o medo que o ser humano tem da consciência, do autoconhecimento. Queremos nos ver sem falhas e exigimos muito de nós mesmos. Assim sendo, justamente a hora de falar uma outra língua é um momento de muita consciência – dos nossos erros e do que não sabemos. Queremos parecer perfeitos e parecer falar muito bem, e quando não conseguimos ficamos bravos conosco mesmos, irritados, querendo desistir.

4-anuncio-aquarela

O que falta nessa situação é tolerância com a visão de nossas dificuldades e afeto conosco mesmos. Para poder ir mais rápido no processo de aprendizagem precisamos justamente errar, perceber os erros, corrigir e ir adiante. E também lembrar e dar valor a tudo que já sabemos e acertamos. 

Como escreve Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco em seu livro ABC da Trilogia Analítica: “Se o ser humano quer se desenvolver na vida e ter mais consciência dos problemas e de sua solução, é necessário que ele procure incentivar seus sentimentos de afeto. Isto porque eles proporcionam paz interna e tolerância ao vermos os nossos erros e os dos outros.”

Portanto, para alguém realmente aprender uma língua, precisa tratar a questão emocional, psíquica, que é a base de todo conhecimento. Exatamente o que fazemos na Universidade Livre Terapêutica em Línguas – Trilogy Institute, o que ajuda o aluno a se desenvolver em todos os campos de sua vida e não apenas na aprendizagem.

Artigo publicado no Jornal STOP edição 90

Artigos do Jornal STOP 90:

A Libertação dos Povos (Socioterapia)

Conserve Seus Dentes Naturais

Desinverta o Brasil

Saiba como resolver conflitos

Aprenda Línguas Fazendo Terapia

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *