Aprendizagem não depende de idade

Aprendizagem não depende de idade

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 22

Vicky Johansson, Suécia, professora de inglês
e sueco do Trilogy Institute

www.trilogyinstitute.com.br
www.trilogyinstitute.com.br

Existe um mito que a aprendizagem seria impraticável a partir de uma certa idade; por isso, muitas pessoas acreditam que estejam muito velhas para aprender um idioma ou um novo conhecimento, que já não conseguem absorver as informações etc.

Em nossa experiência com crianças, jovens, adultos e pessoas de terceira idade, percebemos que o número de anos não é um fator decisivo para o aproveitamento do conhecimento. O que conta mesmo são os fatores psicológicos: interesse pela vida, por aprender, ligação com os valores universais como ética, estética etc.

Não apenas eu, mas meus colegas professores do Trilogy Institute (Millennium) também observaram muitos casos de pessoas de mais idade com aproveitamento melhor do que os jovens, mais disciplina, e maior entendimento dos assuntos abordados.

Por exemplo, minha amiga brasileira, Cristina Vasques, professora de inglês e espanhol no Trilogy Institute (Millennium), teve experiências muito interessantes nesse sentido, escrevendo anos atrás um artigo que passo a transcrever uma parte aqui:

“J.S, 61 anos, recebe aulas particulares de inglês há cerca de um ano pelo nosso método trilógico. Ele nunca havia estudado um segundo idioma antes, portanto, era “0 km”. Conforme fomos lendo os textos com os temas abordados no programa, isto é, sobre o amor, a inveja, a inversão etc, notamos que começou a mudar sua atitude de insegurança para uma entusiasmada e constante.

“J.S, que achava difícil aprender por ter 61 anos, em pouco tempo passou a dominar verbos do idioma, aumentar seu vocabulário, escrever composições, expressar-se, embora com certos erros ainda, mas já não tinha tanto medo de falar. Seu aproveitamento era igual ou até melhor, em alguns casos, que de alunos jovens.”

“Uma de suas assistentes disse que no ambiente de trabalho ele havia mudado muito, passando da atitude de omissão ou depressão para outra mais ativa e contagiante. Ela mesma estava surpresa com a mudança. Ao iniciar as aulas, estava muito acima do peso. Agora, com vários quilos a menos, voltou quase ao normal, outra vez.”

A que se devem todas essas mudanças? Nesse caso, esse senhor passou a conscientizar suas atitudes de destrutividade e falta de confiança, as quais, embora inconscientes puderam ser percebidas com o trabalho em aula.

Outra aluna, M.I., de 65 anos, a princípio não sabia se iria fazer o curso, pois achava que não conseguiria “acompanhar” as aulas, a turma etc. Repetia muitas vezes que tudo era muito difícil, que não “dava” etc. Tentamos conscientizá-la dessas atitudes, as quais, na realidade, ela própria colocava ano seu interior. Agora, é uma das melhores alunas da turma, absorvendo bem o conteúdo. Mesmo que ponha obstáculos, já percebeu que depende de sua atitude para aproveitar melhor o curso e não de sua idade”.

Vemos, portanto, que esse mito a respeito do conhecimento é mais uma das inversões que o ser humano faz, e que precisam ser conscientizadas.

Por que estudo no Trilogy Institute

Depoimento do aluno João A. de Sá

As aulas são mais que aulas, são desenvolvimento, descobertas, novas maneiras de ver a epopeia humana e o que está por trás de tudo. O contato rotineiro com as idéias renovadoras, precisas e únicas de Norberto Keppe faz do comparecimento às aulas não só um contato com a língua inglesa, mas sim todo um reposicionamento pessoal e espiritual em relação ao modo invertido de vermos as nuances da vida.

Graças a isso, os acontecimentos históricos, fatos e eventos do dia-a-dia, filmes, músicas, “cases” e questões polêmicas são facilmente entendidos, quando é usada a técnica de análise integral do que há por trás das atitudes humanas. Essa visão culmina num autoconhecimento fundamental para continuarmos com lucidez e esperança.

Pelo fato de termos, durante as aulas, a oportunidade de expressar livremente nossas opiniões (porque aqui não há respostas pré-fabricadas como nos cursos tradicionais) constrói- se um processo de conscientização e de compreensão do porquê das atitudes, inclusive com a descoberta de nossa própria rejeição ao conhecimento e crescimento espiritual.

Finalmente, professores treinados e conscientizados para esta revolucionária metodologia de ensino, neste modo natural de aprender, fazem a grande diferença.

Trilogy Institute – Unidade Rebouças:
(11) 3814-0130
www.trilogyinstitute.com.br

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *