Arte: a alma da sociedade, diz Pianista americano

Arte: a alma da sociedade, diz Pianista americano

 

Estudioso da música diz que a arte está em decadência porque a economia está sendo colocada como a base de tudo, com resultados desastrosos.

 

“Todos nós nascemos artistas, mas poucos são os que se mantém nas artes quando crescem”
Picasso

Presente nos estudos do Instituto Keppe e Pacheco sobre arte; o psicanalista Norberto R. Keppe, fundador da Trilogia Analítica escreveu inúmeras obras nas quais ressalta a importância das artes para a civilização.

O pianista americano Gilbert Gambucci estuda a relação das artes com a mente humana junto a  Norberto R. Keppe desde 1984, dando palestras nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Portugal, Suécia, Rússia e Brasil. Tem Bacharel e licenciatura em Piano Aplicado, pela Escola de Música da Faculdade Ithaca com bolsa de estudos integral pelo Emerson College.

Gilbert Gambucci

É Autor do livro “Inside the Music” (Por dentro da Música) onde aplica a ciência fundada por Keppe à música. Foi premiado na idade de 17 com o Prêmio do Torneio de Piano U.S. National Paderewski. Atualmente dá aulas de piano no “Projeto Crescer com Arte” em Cambuquira – Minas Gerais. “As artes levam o indivíduo ao verdadeiro mundo do criador, pois ligam o mundo físico ao metafísico”, exclama o pianista.

Cláudia B. S. Pacheco

A vice-presidente da sociedade internacional de trilogia analítica – SITA, Cláudia B. S. Pacheco, lembra que os compositores dos séculos anteriores faziam referencia a Deus em suas obras “Eles se inspiravam nessa fonte transcendental, como se tivessem intimidade com Deus. Keppe fala em seus livros que os artistas verdadeiros não praticam o mal, por causa desta conexão com Deus através das artes”.

A Arte está em constante estado de mudança

Da era da música erudita para cá, surgiram novos estilos de pintura, de músicas, de dança, teatro, etc. Estudiosos afirmam que a definição do que é arte está em constante mudança. Norberto R. Keppe em suas obras, porém, utiliza uma outra metodologia para explicar essa mudança “Culpa do relativismo. É inveja; Isto é, querer destruir o que é bom, belo e verdadeiro. Precisamos perceber a diferença entre a verdadeira arte e o que os impostores de hoje produzem,” explica Gilbert Gambucci.

Fornecendo consciência através de recitais de piano, juntamente com a análise científica, Gilbert Gambucci leva para o mundo o projeto “artes, a alma da sociedade, fazendo uma dialética entre a música e os problemas da sociedade, tendo como base o livro “A libertação dos povos” de Norberto R. Keppe. “Hoje em dia a alma da sociedade é completamente destruída porque a economia está sendo colocada como a base de tudo, com resultados desastrosos.” Conta o pianista.

Projeto Ação do bem: “Crescer com Arte”

Trazido de São Paulo pela SITA para Cambuquira MG, projeto visa desenvolver habilidades artísticas em crianças, jovens e adultos de todas as idades.

3_trabalhando_com_os_alunos-1

     Com o intuito de combinar a arte com a terapia, Gilbert Gambucci trouxe o Instituto Keppe e Pacheco para Cambuquia – MG, no Grande Hotel Trilogia, o projeto “Crescer com Arte”, que visa trazer a música, a pintura e a dança.

O projeto oferece para adultos e crianças de todos os níveis –  iniciante, intermediário e avançado – aulas de piano, ministradas pelo próprio Gambucci, “O aluno desenvolve seus poderes de abstração através de um contato com os universais da música.”, conta o pianista.

Para crianças o projeto oferece aulas de Ballet Clássico, em que as alunas participam dos espetáculos artísticos organizados pela Associação STOP a Destruição do Mundo com destaque para a Festa do Divino de Cambuquira e balé Quebra-Nozes.Também oferece aulas de violão, dança folclórica (Russa e Portuguesa) e aulas de teatro, com peças extraídas do livro “História Secreta do Brasil” da psicanalista Claudia B. S. Pacheco. Professores de todas as partes do mundo colaboram com o projeto doando algumas horas do dia, sem receber nenhum dinheiro em troca.

download

 “Os professores das crianças que participam do projeto notaram mudança de comportamento. As crianças estão mais respeitosas. São valores sociais que vem das artes, dos quais a sociedade precisa conscientizar-se mais.” Ressalta Gilbert.

Para quem gosta de aprofundar-se nos estudos sobre artes, o Instituto Keppe e Pacheco  oferece em São Paulo o projeto “Arte e Consciência”. “Além do curso, abrimos a casa para apresentações de piano, dança, teatro, etc. Recentemente tivemos um leilão lá na casa”.

Gilbert Gambucci também já apresentou em vários países o CONCERTO CONSCIÊNCIA, em que une o conceito de CONCERTO e CIÊNCIA, formando a palavra consciência, que é a chave para a cura, segundo Keppe. “Eu apresento a CONSCIÊNCIA na festa do Divino em Julho em Cambuquira, ou quando alguma instituição convida”

Post source : http://www.jornalhoradanoticia.com.br/arte-a-alma-da-sociedadebale-o-que-a-arte-uniu-nada-separa/

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *