Estamos Começando o Período Mais Maravilhoso da Humanidade

Estamos Começando o Período Mais Maravilhoso da Humanidade

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 43

Norberto R. Keppe,
Extrato do livro Trabalho e Capital

 

www.livrariaproton.com.br
www.livrariaproton.com.br

Todas as pessoas de boa vontade que sentem medo devido à situação econômica e social atual, precisam saber que estamos em uma fase de transição para um mundo melhor, e que elas não têm nada para temer, e sim para exultar – desde que ajam para que uma nova estrutura social justa seja criada. Até mesmo a palavra crise significa decisão e juízo; no sentido mais original significa purificar ou limpar, purgar (Kir, Kri = sânscrito).

Estou mostrando que essa eterna dificuldade econômica que o mundo passa, constitui um sinal de advertência para que haja mudança, como sendo a única maneira de haver o verdadeiro desenvolvimento social. Aliás, só pode haver melhoria quando se pode trabalhar com os problemas que as crises mostram.

Acredito que o ser humano possa presentemente assumir consciência de como poderia melhorar sua existência se aceitasse os elementos que exponho neste livro.

A humanidade deverá se preparar para passar por grande mudança em todos os setores da existência, por causa do processo de conscientização que é irredutível; se não sou eu que trago uma realidade, outros trarão – porém, tudo o que é veraz neste trabalho de trilogia, surte um efeito muito poderoso em todas as mentes; é por esta razão que todos os que me leem, ou se tornam amigos ou inimigos, sendo difícil permanecer indiferentes a não ser que não compreendam, por causa da inveja e de uma educação totalmente invertida (bajulação ao poderoso, e desprezo a os que trabalham).

Temos a forma da realidade em nosso interior, e não ela propriamente, estou dizendo que toda verdade que conhecemos, adapta-se como se fosse uma luva em nossa vida psíquica – que foi criada para recebê-la. Por isso, toda vez que aceitamos uma mentira, violentamos nosso psiquismo, adoecendo-o.

Fomos preparados para usufruir do bem e não do mal. Estou dizendo que nossa estrutura é voltada para a realidade, como a árvore que precisa da água e a flor que se abre para o sol; portanto, cada consciência que temos ficará definitivamente em nosso interior, até que seja realizada. E como fomos criados para viver o bem, o mal tem uma fase transitória na História da Humanidade; o mal é diminuto e fraco perto do bem, tendendo a desaparecer por si mesmo.

Os seres humanos são iguais pela natureza, e totalmente diferentes pela organização econômico-social; nascem com a mesma semelhança física, mas passam a ter uma existência inteiramente diversa; o mundo foi criado para todos, mas somente alguns podem usufruí-la. E o motivo disso tudo é determinado pelo tipo de civilização que vivem; porém, tudo o que é real acaba se incorporando na existência individual definitivamente.

É evidente que a estrutura social atual não permite que o homem seja normal e se desenvolva – mas é só uma questão de tempo para ser desmascarada.

O bem, a verdade e o belo têm um poder ilimitado; o mal é limitado, mas o bem não tem limites – daí, a enorme grandeza e maravilha que existe em Deus, e a pobreza e incapacidade que residem nos demônios.

Posso afirmar que a libertação está no bem, porque podemos fazer tudo o que quisermos com o que é bom – e estamos bitolados, diminuídos e mediocrizados com o mal. A alma dos negócios é a honestidade, lembrando a famosa frase: o crime não compensa. No bem, acabamos entrando no infinito por nos identificarmos com o Espírito de Deus, que predominará em toda a humanidade.

Só é possível realizar o bem através do bem, e inclusive reconhecer o mal; não é possível chegar a qualquer bem através do mal, nem mesmo reconhecer o que é ruim.

O ser humano resiste em realizar o bem, para não aparecer a consciência de seus erros; estou dizendo que o trabalho correto, que ajuda a humanidade (e a si mesmo) geralmente não é aceito, porque esclarece todos os nossos enganos. É fazendo o bem que vemos nosso mal; é ajudando e amando o próximo, que percebemos todas as nossas dificuldades. De maneira que estamos em uma situação sem saída: como realizar o bem, se não o estamos vivendo? E nem mesmo consciência do mal poderemos ter nesta situação? É por esta causa que estamos organizando as empresas e residências trilógicas, que são uma forma mais sã de viver, e que apontarão os problemas que existem no caminho.

Quando John Kennedy disse em seu discurso de posse como presidente, que o povo americano não deveria pensar o que a nação poderia fazer por ele, mas o que ele deveria realizar para os Estados Unidos, estava notando que somente com a abolição do egoísmo individual é que conseguiria haver progresso. E a única maneira de eliminar tal egocentrismo seria a de organizar uma existência social normal, o tanto quanto fosse possível.

Só através de si mesmo, o ser humano poderá conhecer o mundo, e chegar ao máximo da sabedoria, isto é, através de sua vida psíquica – porque é o apogeu de toda a criação; e só o homem tem um mecanismo de contato com toda a criação e o Criador. Esta é a causa por que somos capazes de atingir tudo o que existe, e saber até alguns segredos de Deus – pois ele poderá transmitir aos filhos que o amam tudo o que quiser.

A felicidade é proveniente da liberdade; quando William of Ockham afirmou que a essência do ser humano era a vontade livre, não fez distinção de seu uso no bem; esta idéia causou grandes transtornos, porque o homem pensou que poderia ser feliz também com o mal. É só uma questão de correção em tal caminho, que retornaremos definitivamente para o Paraíso Perdido, como falou Milton, o grande poeta inglês.

www.livrariaproton.com.br

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *