Métodos para Aliviar o Estresse

Métodos para Aliviar o Estresse

Não é possível separarmos nossos valores e filosofia de vida de nossa saúde emocional e orgânica e muito menos tratarmos de nosso corpo, mente, vida social, econômica e intelectual separadamente. O termo holístico dia a dia torna-se mais frequente no nosso vocabulário, pois ele exprime a realidade da unidade do ser humano: seu sentimento, seu pensamento, suas ações, são inseparáveis e eles interagem entre si todo o tempo.

Quero dizer que o que eu sinto, influi no que eu penso e conheço, no que eu faço (minhas atitudes) e nas minhas escolhas de vida. Nossa “cabeça” afeta diretamente nos- sa disposição (ou indisposição) no trabalho. E isto já é um fato tão comprovado, que as empresas dia a dia investem mais na saúde psicofísica de seus funcionários.

Métodos para aliviar o estresse 

Meditação, hidroterapia, ginástica, florais, dietas, viagens, acupuntura, ioga, psicoterapia de várias linhas: métodos abundam para o gerenciamento do estresse. Todos ajudam? Sim, se usados com equilíbrio. Porém, eles são insuficientes, porque o elemento primeiro desencadeador do processo do estresse encontra-se em nossa vida psíquica que é algo imaterial, aonde inclusive os remédios não têm acesso, posto que se trata de um mundo não material (ou energético) – você também pode denominálo de espiritual ou metafísico, pois envolve questões como valores, filosofia de vida, sentimentos de amor, ou emoções de inveja. Envolve conceitos totalmente abstratos como o Bem, o Mal (ética), virtude, vício, ideais – poderíamos chamar a ciência que trata da nossa dimensão metafísica ligada à física, de Medicina da Alma (N. Keppe) ou Medicina Psicoenergética.

A Conscientização

Portanto, o principal fator para o “gerenciamento” do estresse chama-se consciência, que tem enorme poder energético e curativo. Keppe entende o termo consciência como a unificação entre o conhecimento e a ética não tendo, portanto, uma conotação somente moral ou médica, mas que abarca ambas. É inata e universal. E se a causa de nossas enfermidades situa-se nos fatores energéticos mais elevados (sentimentos, valores, ideais etc.), será somente através da conscientização e gerenciamento dessa dimensão que conseguiremos disposição e energia físicas para enfrentar o dia a dia do trabalho, relacionamentos, estudo, lazer etc. 

A interiorização

Tudo na sociedade leva à distração de nós mesmos, da nossa vida interior: televisão e vídeos, vida agitada, necessidade de trabalhar muito para poder sobreviver, violência nas cidades, a ilusão de que nossa felicidade virá de alguma pessoa, país, tipo de trabalho ou qualquer situação exterior.

Sendo assim, a tendência da sociedade moderna é que cada um viva “fora de si”, o que gera alienação, ansiedade e todo o tipo de sofrimento pessoal.

A finalidade da verdadeira psicoterapia será portanto levar a pessoa para a conscientização de sua vida interior e isso é conseguido através do método de interiorização sobre o qual falarei nos próximos artigos.

Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco, Extrato do livro De Olho na Saúde, pág. 7

 

De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógica Cláudia Bernhardt de Souza PachecoDe Olho na Saúde

Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco

A psicanalista Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco fez uma coletânea de artigos que escreveu para o Diário Comercial do Rio de Janeiro.

Em linguagem simples e com ilustrações do artista plástico Nelson Coletti, trata de assuntos ligados à nossa saúde e qualidade de vida como relacionamentos, trabalho, depressão, problemas de obesidade, de autoajuda e muitos outros temas de nosso interesse.

Adquira seu exemplar

Post source : De Olho na Saúde

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *