O Poder da Consciência no Aprendizado de Línguas

O Poder da Consciência no Aprendizado de Línguas

bloqueios professores-trilogy-institute
A equipe de professores do Trilogy Institute é formada por europeus, americanos e brasileiros com larga experiência no exterior, treinados no método keppeano de ensino.

Artigo publicado no Jornal STOP , edição 82

Como a metodologia terapêutica de ensino ajuda você na aprendizagem de idiomas e em seu próprio desenvolvimento

Fabrizio Biliotti, professor italiano psicosócio-terapeuta da Millennium Línguas (Trilogy Institute)
na unidade Augusta

Por que temos, geralmente, resistência e dificuldades em adquirir novos conhecimentos, sobretudo em aprender novos idiomas?

Norberto Keppe, psicanalista e cientista, estudou a fundo o assunto. Ele percebeu que muitas pessoas têm resistência em aprender outros idiomas não devido ao nível de dificuldade da língua em si, mas sim, por causa de bloqueios emocionais internos. Por isso, desenvolveu um método de ensino,aplicado na Millennium Línguas (Trilogy Institute), baseado na conscientização, que faz a pessoa entrar em contato com estes aspectos internos que estão impedindo o seu aprendizado. Keppe afirma:

“Há necessidade de uma abertura condizente à realidade do homem, para que possamos nos aproveitar adequadamente do que somos – pois estamos vivendo, ainda, bem aquém de nossas possibilidades. E a única maneira de chegar lá é através da conscientização.
A existência é uma formidável ventura; se uma pessoa conseguisse conscientizá-la bem, cairia de estupefação, diante de sua incrível maravilha.”¹

As emoções, os pensamentos, todos estes aspectos essenciais da vida do aluno são considerados durante o processo de aprendizagem. E lidar com a timidez, o medo e a insegurança são partes essenciais desse método.

O ser humano não é como uma máquina, que para aprender, basta apenas inserir dados, através de decoreba ou repetição. Ele precisa sentir o que aprende e gostar daquilo que está aprendendo para que aquele conhecimento seja acolhido por ele. E para isso precisa aprender através daquilo que o faz pensar e sentir, que é mais de acordo com o seu ser.

Os assuntos abordados nas aulas são ligados à cultura, ciência, saúde, arte, liderança, produtividade, e sobretudo conceitos psicanalíticos, como inveja, censura, gratidão, conscientização, temas que sempre terão uma finalidade prática fundamental na vida pessoal e profissional do ser humano.

No método psicolinguístico de aprendizagem, a parte gramatical da língua é considerada um aspecto complementar do idioma, não o principal. Pois mesmo o conhecimento gramatical vem mais com a prática do idioma, uma vez que, é falando que a pessoa consegue constatar melhor os bloqueios e dificuldades que tem.

censura bloqueios
No Trilogy Institute você vence o dragão da censura que o impede de aprender um novo idioma e de se desenvolver através do afeto e de uma ação construtiva (boa, bela e verdadeira). Figura extraída do livro ABC da Trilogia Analítica, da Dra. Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco.

Lidar com as resistências e ter uma grau mais elevado de autoconhecimento é benéfico para a saúde da pessoa, conforme afirma Keppe em seu livro O Homem Interior: “As doenças físicas são a manifestação do que se passa na vida psicológica, pois constituem o mesmo sintoma mental.”

Toda essa forma especial de abordagem torna a metodologia da Millennium Línguas (Trilogy Institute) uma maneira eficaz e aprazível de aprender, ao mesmo tempo em que a pessoa irá adquirir também maior equilíbrio emocional para lidar com as dificuldades e crises, que se tornam mais e mais comuns no momento presente.

¹ Glorificação, Norberto R. Keppe. 2ª edição.

 

www.trilogyinstitute.com.br 

 

Outros Artigos do Jornal STOP 82:

O Ser Humano Nasce, Vive e Morre Doente

A Origem Psicossomática das Doenças Bucais

A Cura pela Consciência

Eficiência energética não é deixar de usar energia

 

Related posts