O Ser Humano já Nasce com sua Base Obnubilada, Prejudicando-se mais ainda ao Negar, Distorcer ou Omitir a Realidade

O Ser Humano já Nasce com sua Base Obnubilada, Prejudicando-se mais ainda ao Negar, Distorcer ou Omitir a Realidade

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 26

Norberto R. Keppe,
extrato do livro A Libertação

Considerado terapêutico, em virtude dos benefícios constatados com sua leitura, A Libertação é um livro fundamental para entender a obra de Norberto Keppe.

Nós já nascemos obnubilados, com uma dificuldade muito grande em ver a realidade.

Deste modo, temos de muito cedo ser orientados, seja pelos pais, professores ou principalmente através da experiência, se quisermos ser razoavelmente sãos. No entanto, temos de cuidar sempre contra a eterna tentativa que realizamos para alterar a verdade.

Desde que nascemos temos a extrema pretensão de criar uma nova realidade, um novo universo, onde imperaríamos como deuses, substituindo tudo o que existe, pelo nosso devaneio.

Assim, chegamos a pensar ser possível viver conforme a fantasia que idealizamos – a tal ponto que chegamos a assumir a figura de um personagem passado, mas sempre de uma grande figura: Napoleão, Luiz XV, ou melhor ainda, Jesus Cristo, ou o próprio Deus de preferência.

E esta soberba é a causa de nossa psicopatologia tão desejada e venerada pelos homens.

“A soberba é a causa de nossa psicopatologia, tão desejada e venerada pelos homens.”
“A soberba é a causa de nossa psicopatologia, tão desejada e venerada pelos homens.”

Por que os indivíduos muito doentes são tão procurados e admirados? Assim foi Hitler, Stalin, assim é amado na literatura um visionário como Dom Quixote de La Mancha.

Esta é a grande doença do homem, a sua ambição desmedida, de se fazer um novo criador, “recriando” tudo e todos, mormente a si mesmo – mas numa posição divina e jamais humana. E, através de sua exaltação descontrolada, cai no mais baixo nível, assumindo a conduta dos seres inferiores, os animais e até as plantas (pelo vegetatismo).

O ser humano admira-se continuamente de suas atitudes errôneas (quando as percebe), acreditando que é muito são e, de vez em quando, torna-se doente. Dificilmente, admite que já criou um hábito alienante, que o torna inveteradamente patológico. E a esta atitude básica não renuncia de jeito algum. A tensão não existe por si, mas somos nós que nos tensionamos, pela barreira que formamos aos sentimentos e ao próprio modo de pensar – devido ao eterno desejo de recriar o próprio sentimento e pensamento.

Editora Proton:
www.livrariaproton.com.br
(11) 3032.3616

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *