O Sonho Recupera a Consciência

O Sonho Recupera a Consciência

 

O sonho mostra o que se passa realmente no interior do ser humano, por causa da diminuição da censura – de maneira que tudo o que o indivíduo escondeu da consciência durante o dia, aparece à noite para salvá-lo – vamos dizer que a vida depende do grau de conscientização.

 

O sonho recupera a consciência (sanidade) pela diminuição da resistência

 

– Sonhei que Sócrates falava sobre minhas atitudes erradas, disse o cliente em sua sessão de análise.

– A que associa o que Sócrates dizia no sonho? perguntei.

– Ele estava me advertindo sobre os perigos que eu corria, agindo como estava.

– E a que o senhor associa Sócrates?

– Sabedoria e equilíbrio.

– Nesse caso, Sócrates era a manifestação de seu aspecto são que apareceu no sonho, para levá-lo para a sanidade.

Veja o leitor que no sonho aparece a sanidade do ser humano, através de sua consciência menos censurada, para restabelecer o equilíbrio que ele perdeu, durante sua existência patológica – assim como o sono, o sonho é o momento de elucidação do caminho da normalidade.

– Sonhei que estava no inferno em companhia daquelas fi guras terríveis que o pintor Brügel colocou em seus quadros.

– O que o sr. sentia?

– Enorme angústia e terror, e como se estivesse paralisado, até que Nossa Senhora apareceu, pôs a mão em minha testa, e saí imediatamente daquele estado.

Veja o leitor a manifestação do que esse cliente havia escolhido, que era uma existência terrível de acordo com os maus espíritos, e de repente seu lado são entrou em contato com Maria Santíssima (a quem ele sempre teve devoção) libertando-o do pesadelo.

– Realizei alguns estudos sobre os sonhos, e notei que existem duas espécies de comportamentos oníricos: um, de grande alívio, quando aparecem elementos bons, e outro terrível com os ruins, em forma de pesadelos.

– O sr. pode dar exemplos?

– Uma vez sonhei que estava na infância na companhia de meus pais, e me sentia muito bem, mas em alguns eu me via no meio de facínoras, sentindo-me mal, com a vida em perigo

– A que associa o primeiro, e o segundo?

– O primeiro, em companhia do bom tratamento dos pais, que eu gostava sobremaneira, e o segundo, rodeado pela maldade humana que não desejava ver.

– Note o sr. que seus pais bondosos no sonho eram sua conduta boa consigo mesmo, com a vida, e os bandidos simbolizavam sua atitude ruim com seus pensamentos, palavras e ações.

Tudo o que aparece nos sonhos se trata de um reflexo do que o ser humano esconde em seu interior, e que necessita perceber, para se equilibrar e melhorar a saúde.

Norberto R. Keppe, Extrato do livro Trilogia Analítica, p. 19 – 1ª Edição

Norberto R. Keppe,  Psicanalista, filósofo e pesquisador independente da física, fundador e presidente da SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, com 40 livros publicados.

Trilogia Analítica

Post source : Norberto R. Keppe, Extrato do livro Trilogia Analítica, p. 19 - 1ª Edição

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *