Origens da Medicina Invertida

Roberto Giraldo*

Em finais do século XIX, a ciência médica era muito democrática nos Estados Unidos. As terapias naturais eram ensinadas e praticadas em grande número no país, fazendo concorrência à medicina alopática, que usava cirurgias e medicamentos químicos. A Medicina conservava ainda, em grande parte, suas bases greco-romano-judaico-cristãs, que consideravam o papel das emoções na formação das doenças e a força da natureza na cura. Então aconteceu um fato que inverteu inteiramente esse rumo, até os dias de hoje.

Nessa época, dois bilionários norte-americanos, Andrew Carnegie (1835-1919), magnata da siderurgia, e John D. Rockefeller (1839-1937), magnata do petróleo – interessados em investir na fabricação de remédios, utilizando os subprodutos da siderurgia e do petróleo – financiaram um estudo sobre a “Educação Médica nos EUA e Canadá”, encomendando-o ao seu amigo, o educador Abraham Flexner (1866-1959).

O financiamento resultou no “Relatório Flexner” de abril de 1910 (1), que recomendou publicamente que todas as escolas de medicina, odontologia e enfermagem onde se ensinavam terapias naturais, deveriam ser fechadas; as escolas pequenas de medicina deveriam desaparecer e todo ensino deveria ser concentrado em universidades; o ensino da medicina e profissões similares, teria que estar baseado em “biomedicina”; Pasteur seria o paradigma, dando ênfase à microbiologia e farmacologia(2); as mulheres e negros deveriam ser impedidos de estudar medicina, alegando que havia um excesso de médicos no país.

Com este relatório, adotado pelo governo, prosperou astronomicamente a indústria farmacêutica. A Reforma Universitária Brasileira de 1968 e a das outras universidades e escolas de medicina de América Latina foi feita similarmente pela Fundação Rockefeller, seguindo quase a totalidade dos ditames do Relatório Flexner.

Infelizmente, hoje existem no mundo mais de 800 companhias farmacêuticas que disseminam suas vacinas e medicamentos por toda a face da terra, gerando a pandemia iatrogênica (doenças geradas pela Medicina).

Com o ensino médico oficial baseado em universidades, os poderosos da economia ligados aos laboratórios criaram hospitais-escola (como inúmeros deles financiados pela Fundação Rockefeller e organizações similares), com o fito de ensinar os estudantes a receitar os medicamentos que fabricam e a evitar o conhecimento da medicina natural e psicossomática (que não lhes dá lucro). O mesmo se diga de renomados institutos de pesquisa financiados por laboratórios para elogiar determinados produtos químico-farmacêuticos em detrimento de outros, promovendo viagens e “encontros científicos” destinados a aliciar as mentes dos estudantes. Essa é a inversão iatrogênica que o mundo vive hoje, tendo abandonado o cuidado com a vida psíquica e com a natureza, que só será corrigida com a conscientização do povo e, principalmente, dos profissionais e estudantes da saúde(3). ( www.stop.org.br)

(1) Relatório Flexner. http://wikipedia.org/wiki/Flexner_Report
(2) Teoria Germinal de Louis Pasteur. http://unhinderedliving.com/germtheory.html
(3) Giraldo R. Como prevenir e curar a Gripe Suína e qualquer outra doença usando o nosso médico interior. São Paulo: Próton Editora; 2009: 36.


Médico Infectologista, Imunologista e Psicossomaticista


Visitantes: