Centro Educacional obtém muitos benefícios com a  aplicação da Trilogia Analítica na Educação

Centro Educacional obtém muitos benefícios com a aplicação da Trilogia Analítica na Educação

Cerca de quatro anos atrás, os conceitos da Trilogia Analítica foram adotados no Centro Educacional Dom Orione – CEDO, na Bela Vista, com “resultados incríveis, tanto nos alunos quanto no corpo docente”, segundo seu diretor e coordenador, Cristóvão, 51 anos, que introduziu a ciência trilógica na prática diária da escola.

Os professores se tornaram mais tolerantes com as crianças e em contrapartida estas se acalmaram e tornaram-se mais receptivas, com significativa melhora no relacionamento com os mestres e entre si.

A explicação para o fenômeno reside principalmente neste conceito de Norberto Keppe: “Só a Consciência Tem de Ser Livre, Não a Conduta”.

De modo geral, a educação moderna prega que a conduta, certa ou errada, não deve ser contida, para não censurar o aluno; ensina que o ser humano pode realizar todos os seus desejos, sem maiores consequências.

Isso formou a ideia de que podemos fazer todo mal que quisermos, contra o planeta, contra os outros e até contra nós mesmos, sem resultados desastrosos, porque seria uma liberdade de escolha.

Keppe, ao contrário, explica que temos de ser livres, sim, para ver todo o mal que existe, mas só temos licença para fazer o bem, caso contrário adoeceremos.

Por esse motivo, a ciência trilógica trata da vida psíquica do ser humano, ou seja, a patologia, os problemas psíquicos, são trazidos à consciência e analisados; como resultado, a pessoa consegue controlar seus impulsos destrutivos e ter uma vida mais feliz e saudável.

 

Diretores e professores percebem as vantagens da aplicação da Trilogia Analítica

Para os educadores do CEDO, os benefícios também são evidentes. A professora Marta, 45 anos, que trabalha na instituição há 23, afirma que tudo mudou com a introdução da Trilogia.

“Hoje consigo compreender melhor as crianças e lidar com os problemas e dificuldades que elas apresentam. Por exemplo, tem um aluno que é extremamente agitado, e aquilo me deixava muito irritada e eu tinha muitos conflitos com ele. Quando comecei a entender a questão da projeção e perceber que eu estava vendo nele o meu problema, porque eu também sou muito agitada, consegui lidar com isso e até a conduta dele melhorou. Hoje a Trilogia faz parte do nosso dia a dia. Antes lembro que meus problemas de saúde eram frequentes, hoje são raros. O estresse diminui e a saúde melhorou.”

 

Depoimentos das crianças

Conversando com as crianças, notamos que compreendem facilmente os conceitos e os colocam em prática com naturalidade.

Hassucena, 12 anos

Eu comecei a ver as coisas de uma forma diferente. Aprendi o que é inveja e teomania, e que tenho que segurar as minhas patologias. Entendi a projeção que os filhos fazem nos pais e como isso causa transtornos no relacionamento. Um exemplo: eu sempre achei que meu pai fala demais e isso me incomodava, hoje eu entendo que eu via o meu problema nele, porque eu também falo demais, então consigo lidar melhor com a situação agora. Não coloco mais o problema nele, mas em mim.

Isabella, 11 anos

O relacionamento com meus pais melhorou muito, consigo ser mais grata e ter uma convivência muito melhor.

Maria Fernanda, 9 anos

Uma vez conversamos sobre a vida de Jesus e como ele foi atacado por causa da inveja. Acho importante, porque assim também vemos nossos próprios erros e entendemos como lidar com eles. Aprendemos também a nos relacionar melhor com nossos pais, familiares, amigos e com as situações em geral.

Conheça o CEDO – Centro Educacional Dom Orione

O Centro Educacional Dom Orione – CEDO, fica na Rua 13 de Maio, 478 – Bela Vista – São Paulo – SP, sendo o núcleo das Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita. Atende 450 crianças e adolescentes no contra turno escolar, com idades entre 6 e 18 anos. Assiste famílias de baixa renda, moradores, principalmente, no bairro da Bela Vista. Em geral, estas crianças residem somente com a mãe e necessitam de um respaldo enquanto elas trabalham. Na ausência dos pais, durante o dia ficariam sozinhos em casa ou nas ruas em total vulnerabilidade.

About The Author

Related posts

1 Comment

  1. Maria do Carmo dos Santos Pinto

    Que bom seria, se todos os estabelecimentos de ensino tivesse a trilogia analítica.
    Acredito que se tivesse um trabalho de prospecção nesses locais, palestras para divulgação desse trabalho, tão importante que é desenvolver a consciência, mais gente descobriria a verdadeira felicidade. Eu quero muito fazer uma pós na trilogia, para poder melhorar enquanto pessoa e poder praticar isso em salas de aula e em todos os lugares que eu estiver. E posteriormente divulgar a todos, mas antes quero conhecer bem.
    Parabéns a esse trabalho tão importante tão fundamental para a humanidade. Que Deus abençoe grandemente a todos.Esse é o verdadeiro sacrifício pela humanidade, torná-las conscientes. Abraços.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *