Qualidade de Artesanato do Projeto Ação no Bem Conquista Espaço na Feira Craft+ Design 2013

Qualidade de Artesanato do Projeto Ação no Bem Conquista Espaço na Feira Craft+ Design 2013

A costura e a pintura em azulejos se consagram pela qualidade e precisão dos acabamentos e competem em igualdade entre os profissionais do evento.

O artesanato do Projeto Ação no Bem, promovido pela Associação Keppe e Pacheco, foi um dos poucos trabalhos ligado às ações sociais a obter o reconhecimento profissional por sua qualidade e receber convite de cortesia para participar da Feira Craft + Design 2013, importante evento anual de negócios do setor de decoração, design e arte.

Este momento aconteceu de 14 a 17 de agosto, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, onde o Ação no Bem manteve um estande na Feira com a exposição de seus trabalhos de costura artesanal e pintura em azulejos portugueses, concorrendo em igualdade de oportunidade de negócios com empresas de artesãos e designers consagrados, que passaram por rigoroso critério de seleção para estarem lá e se integrarem aos expositores.

A Feira torna-se um divisor de águas para as Oficinas de Costura, Pintura em Azulejos e Artesanatos mantidos pelo Projeto Ação no Bem, em Cambuquira, Minas Gerais, pois certifica o nível de aprimoramento conquistado pelas costureiras, artesãs e artesãos que os fazem.

A voluntária Mariana Lotufo foi quem criou a oportunidade para o Ação no Bem ingressar na Feira Craft + Design. Ela é expositora há alguns anos pela Home by Odila, empresa da família, uma importante doadora de tecidos e materiais para o Projeto. Mariana abriu um canal de comunicação com a organizadora do evento, Paula Vasconcelos, e selecionadora dos expositores, e lhe mostrou os produtos do Ação no Bem. A Associação Keppe e Pacheco agradece aos organizadores a oportunidade e o espaço oferecido.

Mariana conta que Paula achou tudo bonito e de qualidade e por isso cedeu um estande com gratuidade para ajudar a divulgação do trabalho. “Isso foi excelente para fazermos contatos que darão resultados depois”, deseja Mariana.

Esforços recompensados

Todos os esforços e dedicação dos últimos quatro anos de trabalhos para desenvolver as Oficinas e ensinar costura e pintura aos alunos até chegarem ao atual estágio de capacitação profissional e maturidade são resultados que recompensam a incansável dedicação das professoras voluntárias, Lurdes e Gisela Alcaide, mãe e filha, modelista e artista plástica portuguesas, respectivamente, que vão de São Paulo à Cambuquira periodicamente ou para dar aulas ou para supervisionar e orientar as costureiras e artesãs já formadas através das Oficinas de Costura e Pintura em Azulejo do Projeto.

Durante os quatro dias da Feira Craft, Lurdes Alcaide esteve presente, apresentando aos visitantes do estande cada produto feito pelo Ação no Bem e as atividades da Associação STOP a Destruição do Mundo, distribuindo seu jornal e fazendo a relação do Projeto com o trabalho social da STOP, fundamentados na ciência trilógica de Norberto R. Keppe e Cláudia B. S. Pacheco.

“Acho que esta exposição abre um caminho profissional e oportunidades de vendas para nós. Isso é muito bom para o Projeto, pois motiva as costureiras e artesãs ao verem seus trabalhos valorizados”, observa Lurdes.

Ela explica que os produtos foram bem aceitos pelos visitantes. Fizeram muitos contatos com decoradores, arquitetos, lojistas de brindes e presentes. Também foram convidados a integrar num site para vender os produtos.

“Como voluntária do Projeto foi importante estarmos na Feira e ter a visão deste tipo de negócio. Ver como é necessário aprimorar a qualidade do que fazemos, porque os produtos dos expositores daqui são muito bons mesmo, de alto nível”.

Suely Delcorso Lopes, outra voluntária do Projeto que também colaborou em todos os dias da Feira, acha que os produtos foram bem aceitos porque, além do design, a costura tem acabamento preciso e delicado. “Os visitantes percebem isso”. Disse que tudo foi muito elogiado pela beleza e a qualidade.

Para concluir Suely lembra que “É a primeira feira profissional que participamos e que está ajudando na visibilidade dos produtos. Foram dias de bastante divulgação e conversas com empresários de diversos estados. Acredito que o resultado no médio prazo será muito bom para o Projeto Ação no Bem”.

>>Conheça os produtos do Crescer com Arte – Projeto Ação no Bem < <

Related posts