Todas as Doenças São Físicas e Psíquicas

Todas as Doenças São Físicas e Psíquicas

Norberto R. Keppe, Extrato do livro A Origem da Sanidade, Parte B, Cap. 3, pág. 51 Artigo publicado no Jornal STOP edição 86

princípio fundamental do processo terapêutico (psicoterapia) é a percepção de que se é doente; se não fosse, qual a necessidade da psicoterapia? O contrário é válido, para explicar a origem da enfermidade, pois justamente a doença é o fato de não querer se ver doente; como tratar do que não existe? Se o mal viesse de fora, não haveria qualquer necessidade de tratamento. Se o indivíduo não se vê doente, jamais alcançará qualquer sanidade; como sair da insanidade se não admite que está lá?

– Fico pensando muitas vezes que talvez não seja tão egoísta como o pessoal fala, disse o cliente em sua sessão de análise.

– Ou não aceita ver que pensa muito em si mesma? perguntei.

É importante considerar que são as outras pessoas que nos conhecem melhor, desde que temos uma grande censura de ver os próprios males – o que não acontece com o semelhante que evidentemente até gosta de ver nossos defeitos, para também fugir dos dele. Por esse motivo, posso afirmar que só o indivíduo que se vê doente é que conseguirá curar-se, pois se ele se acha são, como iria procurar sanar a en- fermidade que acredita não ter?

Este livro mostra que o princípio fundamental da psicoterapia é a visão da própria enfermidade.
Este livro mostra que o princípio fundamental da psicoterapia é a visão da própria enfermidade.

– Não entendo o pessoal quando afirma que não me interesso pelo trabalho.

– Mas, o sr. se interessa mesmo?

– Bem, o que me dão para fazer eu faço.

Na realidade, ele afirmava algo que não era bem o real, porque por várias vezes deixou seu trabalho incompleto – revelando possuir enorme irresponsabilidade; e ao não aceitar essa consciência, o cliente evidentemente jamais corrigiria um defeito que não acredita ter.

– Eu me sinto muito distante de Deus, falou A.M.

– Será que não tem um problema básico de inveja contra ele?perguntei.

– Mas, me falta a fé, retorquiu.

– A inveja é a anulação da fé, reexpliquei.

Como a inveja é o antissentimento, ou a anulação da consciência, a resistência em ver a própria patologia esclarece o alto grau de inveja que a pessoa tem.

– Não sei se foi por causa da cerveja que bebi, que fiquei nervoso,falou A.F.

– O que o sr. chama de nervosismo?

– É um sentimento de medo que me veio.

– Ou agora o sr. está notando que tem medo?

– Mas isso não é anormal?

– O indivíduo normal é aquele que vê o seu mal. Todas as pessoas têm medo; por que o sr. não quer senti-lo?

O ser humano dificilmente aceita ver que é doente (neurótico), o que dificulta extremamente sua existência. Os pesquisadores e pensadores em todos os tempos procuraram saber qual seria o cerne fundamental de tudo o que existe, para a partir daí construir um sistema, seja científico ou filosófico, ou até mesmo teológico sobre a realidade da existência. O que se nota premente conhecer é que, se não houver consciência da própria patologia, todo e qualquer trabalho estará fadado ao insucesso.

Sugestão de Leitura


 

 

A Origem da Sanidade

“O prazer vem dos sentidos, mas a felicidade vem do psiquismo”. Norberto Keppe

Nesta obra, Keppe demonstra porque os seres humanos não conseguem obter equilíbrio e satisfação através da vida sensorial: o Pensamento, o Amor e o Belo vêm do Ser (e não dos sentidos).

Quero ver o livro

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *