Um curso de línguas pode ser terapêutico?

Um curso de línguas pode ser terapêutico?

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 18

“Depois que comecei o curso posso ajudar mais as pessoas a se conectarem com a natureza, com Deus e com os valores do bem.” (Marco Antonio, médico)

“Todos os temas abordados durante as aulas acrescentam uma melhora na parte emocional, me fazem analisar como eu sou e o que posso fazer para melhorar. Me sinto mais compreensiva, forte emocionalmente e segura para lidar com conflitos em família. Tento usar o que aprendo no curso para entender melhor as pessoas e como fazer para melhorar esses relacionamentos.” (Débora, Relações Públicas)

“Vir até uma escola de línguas como o Trilogy Institute (Millennium), e sentir-se envolvido com esse aprendizado, tornou meus dias melhores do que já eram!” (Laudnei, dançarino profissional)

No meu dia-a-dia, constato a cada nova aula, que os alunos tiveram benefícios na saúde, na profissão, na capacidade de aprender mais depressa (qualquer assunto e não só línguas), na produtividade, na redução do estresse, nos relacionamentos com amigos, colegas de trabalho e familiares.

Cada dia um deles conta algo novo e muito positivo: que foi promovido na empresa, que passou num concurso, que foi aprovado no vestibular, que se sente mais calmo, que está conseguindo resolver uma série de problemas familiares, que passou a estudar com maior facilidade, que está conseguindo pela primeira vez trabalhar em equipe, que venceu a insônia, as cólicas, as enxaquecas, as crises alérgicas.

“Aqui a gente aprende a gramática da vida”. Essa frase poética foi dita por Pedro, chefe da segurança de uma empresa, aluno de Redação do prof. José Ortiz (editor do STOP).

Mas, o leitor deve estar se perguntando: o que tem a ver ensino de línguas com tudo isso?

Eu poderia dizer que o autoconhecimento propiciado pela escola é um diferencial, mas não é só isso. O principal é que no Trilogy Institute (Millennium) usamos método de ensino de línguas terapêutico, criado pelo psicanalista Norberto Keppe, fundador da Psicanálise Integral. Conheci esse método na Europa, pois é uma linha de psicoterapia reconhecida internacionalmente. Assim, eu mesma, sendo professora e jornalista da Suécia, vim ao Brasil especialmente para estudar e trabalhar com esse método, diretamente com seu criador, que muito me beneficiou.

Uma das principais descobertas keppeanas é o medo que o ser humano tem da consciência, do autoconhecimento. Queremos nos ver sem falhas e exigimos muito de nós mesmos. Assim sendo, justamente a hora de falar uma outra língua é um momento de muita consciência – dos nossos erros e do que não sabemos. Queremos parecer perfeitos e parecer falar muito bem, e quando não conseguimos ficamos bravos conosco mesmos, irritados, querendo desistir.

O que falta nessa situação é tolerância com a visão de nossas dificuldades e afeto conosco. Para poder ir mais rápido no processo de aprendizagem precisamos justamente errar, perceber os erros, corrigir e ir adiante. E também lembrar e dar valor a tudo que já sabemos e acertamos. Portanto, para alguém realmente aprender uma língua, precisa tratar a questão emocional, psíquica, que é a base de todo conhecimento. É isso que fazemos aqui no Trilogy Institute nos nossos cursos regulares. Agora temos também aulas para crianças que ajudam a criança a se desenvolver na vida e na língua, de uma forma natural e altamente construtiva.

Se você tem alguma dúvida, ou quer mais informações, venha nos conhecer e sinta a diferença!

Para mais informações ligue para as unidades do Trilogy Institute :

Chácara Sto. Antônio:
(11) 5181-5527
Rebouças:
(11) 3814-0130
Moema:
(11) 5052-2756
Augusta:
(11) 3063-3730

www.trilogyinstitute.com.br

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