Cantar em Coral melhora a saúde física e psíquica

Existe uma crescente evidência que afirma que cantar como parte de um grupo pode ter uma série de benefícios para a saúde

Cantar em um coro pode aumentar sua saúde mental, descobriu um novo estudo.

Os pesquisadores realizaram uma pesquisa on-line de 375 pessoas que cantavam coros, cantavam sozinhas ou jogavam esportes em equipe.

Todas as três atividades produziram altos níveis de bem-estar psicológico – mas os coristas se destacaram como experimentando o maior benefício.

As descobertas podem ajudar a desenvolver um tratamento de baixo custo para melhorar o bem-estar das pessoas, sugerem os pesquisadores.

Em comparação com a forma como os jogadores de esporte consideravam suas equipes, os cantores também consideravam seus coros mais coerentes ou “significativos”.

Nick Stewart, da Universidade Oxford Brookes, que liderou o estudo, disse: “A pesquisa já sugeriu que cantar em coral poderia ser uma maneira econômica de melhorar o bem-estar das pessoas.

“Essas descobertas sugerem que se sentir parte de um grupo social coeso pode adicionar à experiência artística de usar a sua voz para fazer música”.

Venha participar!

Cantar no nosso coro é uma experiência artística e terapêutica.

O Coral da Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco, é para jovens e adultos que desejam uma experiência coral com qualificada orientação técnica e artística, está recebendo novos participantes.

Desenvolva seu senso rítmico e harmônico, aprimore sua capacidade de expressão em público — individual e coletivamente, entrando em maior contato com sua essência. Nossos coralistas desenvolvem suas capacidades de abstração através de um contato com os universais da música.

Para ingressar venha no horário da aula, segundas-feiras às 19h, na av. Rebouças, 3115, e um simples teste para classificar sua voz  — não é necessário ter cantado antes em coral, ou possuir conhecimentos musicais. – Mensalidade R$100,00.

Segunda-feira às 19h na Av. Rebouças, 3115 – Jd. Paulistano (Próximo Av. Faria Lima).

Whats app +55 11 93005-7425 | contato@keppepacheco.edu.br | keppepacheco.edu.br/curso-canto-coral

Conheça o Maestro


Maestro Thiago Tavares regente associado OER - Theatro Municipal de São Paulo e regente Coral 3115

O Maestro Thiago Tavares é  maestro do Coral da Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco.

Bacharel em Regência pela Universidade de São Paulo – USP, estudou com os Mtos. Marco Antonio da Silva Ramos e Aylton Escobar, além de Violão com Edelton Gloeden.

Seus principais orientadores são os Mto. Jamil Maluf (Theatro Municipal de São Paulo), Mto. Alberto Roque Santana (Espanha/Hungria), Mto. Jonathan Brett (Inglaterra/Russia) e Maestrina Lígia Amadio (Brasil/Uruguai). Realizou cursos de aperfeiçoamento na Russia, Espanha e Argentina. Maestro assistente da Orquestra Experimental de Repertório, do Theatro Municipal de São Paulo, entre 2011 e 2014, reassumiu a função em 2017.  Site

“O senso de estética é o elemento fundamental de contato do ser humano com a verdade (realidade)”  Norberto Keppe

“Essas descobertas sugerem que se sentir parte de um grupo social coeso pode adicionar à experiência artística de usar a sua voz para fazer música”.

Em estudos anteriores, os especialistas alegaram que cantar em coral poderia melhorar os sintomas de Parkinson, depressão e doença pulmonar.

A pesquisa sueca sugeriu que não só aumenta os níveis de oxigênio no sangue, mas desencadeia a liberação de hormônios “felizes”, como a oxitocina, que é pensado para ajudar a diminuir os níveis de estresse e a pressão arterial.

Um estudo de um ano sobre pessoas com problemas de saúde mental, realizado pelo Centro de Pesquisa Sidney De Haan para Artes e Saúde, em Canterbury, também mostrou que cerca de 60% dos participantes tiveram menos problemas mentais quando reapresentados um ano depois de se juntarem a um coro.

O Sr. Stewart apresentará as descobertas na reunião anual da Divisão de Psicologia Clínica da British Psychological Society em York hoje.

O fato de que o grupo, formado por 197 mulheres e 178 homens, achou que cantar em um coro era significativamente mais efetivo para melhorar seu humor do que um esporte em equipe, disse Stewart.

“As implicações podem ser que qualquer atividade que fazemos como parte de um grupo é particularmente agradável”, disse ele.

“Mas as pessoas que cantavam em um coro tinham uma sensação mais forte de fazer parte de um grupo significativo e há uma sugestão de que há algo único sobre a sincronicidade de mover e respirar com outras pessoas”.

Estudos anteriores descobriram que um grupo de cantores realmente sincronizou seus batimentos cardíacos.

Ele disse que pesquisas adicionais precisam ser realizadas para estabelecer por que o canto de um grupo teve um efeito tão poderoso, acrescentando: “No momento é especulativo, mas pode ser que cantar em um grupo nos dá algo que perdemos como sociedade. ”

Os resultados ecoam as experiências de Siobhan Patten:

Ela disse ao Guardian: “Foi um momento catártico para mim quando percebi que eu tinha uma saída para todas as emoções que eu estava carregando, e o coro se tornou minha terapia tão necessária. Nunca antes percebi os incríveis poderes de cura da música “.

 

Artigo traduzido: The Telegraph 

Post source : http://www.telegraph.co.uk/news/health/news/10496056/Choir-singing-boosts-your-mental-health.html

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *