A Sociedade é Boa, Enquanto Não For Negada, Omitida ou Deformada

A Sociedade é Boa, Enquanto Não For Negada, Omitida ou Deformada

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 46

Norberto R. Keppe,

A sociedade em si é boa, e só deixa de ser assim, depois que é deformada, negada ou omitida em sua realidade – e não podemos nos esquecer, que ela constantemente sofre a ação ruim dos indivíduos patológicos que alcançam o poder.

– Dr. Keppe, pela experiência que tenho como médico parece que uma pessoa se torna doente, quando se afasta da vida social, disse o cliente em sua sessão de análise.

– Como o sr. viu isso? perguntei.

– Noto que à medida que uma pessoa se isola, vai se tornando doente mental.

O verdadeiro equilíbrio advém da sociedade, formada por homens, mulheres, crianças e idosos, funcionando como um todo – e o desequilíbrio acontece em grupos que são organizados diferente desse conjunto de fatores – podemos colocar aqui essa multidão de setores, que vivem à parte da grande sociedade em si.

– Minha opinião é que todos os grupos que se formem fora do padrão social comum são patológicos. – O sr. pode dar exemplo?

– Os grupos sociais isolados, como aqueles que se reúnem diversamente da estrutura social vigente.

Todos esses grupos que se reúnem à parte da grande sociedade têm uma existência contingente, deteriorando mais cedo ou mais tarde.

Operários, de Tarsila do Amaral
Operários, de Tarsila do Amaral

– Dr. Keppe, essas sociedades criadas por alguns grupos só sugam da verdadeira sociedade.

– Como o sr. vê isso?

– São grupos maléficos ao bem comum. Em sua origem, a sociedade foi quase perfeita, mas devido à sociopatologia (sociomegalomania, socioparanoia, sociodepressão), está sempre sendo omitida, negada ou deturpada em sua estrutura original.

– Penso que os ecologistas têm razão ao afirmarem que o planeta está se esgotando.

– Como o sr. vê essa questão?

– Acredito que o ser humano já nasce com a ideia de que tem de sugar todo bem que puder.

Ferenczi, psicanalista húngaro, trouxe a hipótese das três fases no desenvolvimento da personalidade: oral, sádica e genital, que conservariam o ser humano em um estágio infantil, e sobre a necessidade de superá-las para se tornar adulto.

– Dr. Keppe, esses milionários roubam todo o bem da sociedade.

– O que o sr. acha deles?

– São grupos de pessoas doentes, que só pensam neles.

Temos de perceber que existem dois tipos de «sociedades», uma que está a serviço da grande sociedade, para desenvolvê-la e aperfeiçoá- la – e uma segunda que cuida de seus interesses, pretendendo aproveitar o que pode, mas só para os seus membros – não preciso dizer que esta última é nociva para o bem-estar humano.

– Não gosto da atitude de B.M.

– O que acha da atitude dela?

– Ela quer usar a escola só para seu proveito.

– Não é essa a sua própria intenção?

A maior parte dos seres humanos deseja usar a sociedade e suas instituições para seu próprio proveito, colocando-se acima das organizações sociais das quais dependem.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *