A Teomania Causa Estresse

A Teomania Causa Estresse

Artigo publicado no Jornal STOP edição 85

Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco,

A Cura Pela Consciência
A Cura Pela Consciência

Extrato do livro A Cura pela Consciência, pág. 34

A través da Trilogia Analítica, penso que consegui explicar a causa da alteração neuro-hormonal, mais especificamente o mecanismo psicológico do estresse – mal que assola praticamente toda a humanidade.

Existem, basicamente, duas reações patológicas que o indivíduo pode adotar diante da consciência: a de medo, a de raiva, ou ambas, o que acaba por originar os quadros neuróticos e psicóticos e de doenças orgânicas, através do estresse gerado pela tensão constante. O conhecimento dos erros e dos problemas é visto pelo ser humano como grande perigo e ameaça.

Diante da visão de um erro, ou quando sentem inveja, os chamados indivíduos mais depressivos reagem com medo, tendem para a fuga das mais diversas maneiras. Geralmente são omissos, inativos. Outro grupo é o dos paranóides que, diante da consciência de uma frustração, ou quando têm inveja, reagem com raiva, agredindo, odiando, lutando. Um terceiro grupo seriam os que mesclam os dois tipos de reação: luta e fuga.

É sabido que tanto a reação de medo, como a de raiva, ódio, são atitudes que a pessoa pode, ou não, adotar diante da consciência. É claro que o humilde, o receptivo, acata a verdade sem reagir, beneficiando-se psicologicamente e poupando seu físico de doenças desnecessárias, prolongando sua vida e vivendo melhor.

Tanto a raiva, como o medo desencadeiam automaticamente uma reação hormonal no organismo, o que se processa num nível frequentemente fora da percepção da pessoa.

A raiva é responsável pela liberação da noradrenalina e adrenalina na corrente sanguínea. O medo, por sua vez, provoca a secreção de acetilcolina e adrenalina.

Sabe-se que nosso organismo está apto a absorver cargas periódicas desses hormônios, bem como as glândulas, que trabalham sob sua estimulação, secretam novos hormônios numa cadeia harmoniosa.
Porém, se injetarmos constantemente tais hormônios no nosso sangue, em pouco tempo nosso organismo entrará em colapso (estresse). E é o que acontece com as pessoas que estão sempre com medo, ou raiva e inveja sem, muitas vezes, terem percepção disso.

O leitor poderá imaginar a quantidade enorme de desarranjos hormonais, metabólicos, funcionais, disfunções do sistema imunológico, e de doenças que poderão resultar disso? (1)

Outra atitude desencadeante de secreções hormonais é a busca da fantasia: seja ela sexual ou não, mas excitante de qualquer forma.

Pessoas muito vorazes por “viver a vida intensamente”, isto é, na teomania, têm um ritmo vital muito acelerado, esforçando-se para realizar a imaginação. Suas mentes são verdadeiras fábricas de fantasia de todo o tipo, resultando numa autoestimulação mental, causando também a secreção de hormônios.

A humanidade já se habituou a fugir à percepção de si mesma através das mais diversas distrações — leituras, passeios, vícios, sexo, dinheiro, poder. Os mecanismos de fuga são usados para inconscientizar as emoções, e com tal sucesso, que muitos nem sequer imaginam o quanto estão doentes psiquicamente. Muita excitação e euforia também podem causar estresse. Exigem um desgaste tremendo de energias, pois a megalomania leva a pessoa a viver “intensamente”.

Tanto Walther B. Cannon como Hans Selye, fisiólogo e endocrinologista, estudaram minuciosamente esses processos e sistemas, mostrando em seus notáveis trabalhos as maneiras como os sistemas emocional, nervoso e endócrino interagem com as emoções de ira e medo. Cannon concentrou-se na descrição das respostas imediatas do organismo a tais estímulos e Hans Selye, na “síndrome de adaptação geral”, incluiu, além das reações de emergência imediata de Cannon, os ajustamentos de longa duração provocados por estresse prolongado.

(1) As últimas descobertas da Medicina comprovam a relação direta entre o câncer e o desequilíbrio do sistema imunológico.

SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica

Atendimento Psicanalítico

• Sessões individuais e de grupo
• Adultos, adolescentes e crianças
• Psicanalistas formados no método psicanalítico de Norberto Keppe
• Sessões pessoalmente ou à distância (telefone ou skype), em vários idiomas

Informações e marcação da 1ª entrevista:
(11) 3032-3616
contato@trilogiaanalitica.org
www.trilogiaanalitica.org

Artigos do Jornal STOP 85:

Que Tipo de Eternidade Você Escolheu?

Despertando o Homem Universal

Conserve os Seus Dentes Naturais

Fins de Semana Terapêuticos no Grande Hotel Trilogia

A Teomania Causa Estresse

A Ciência da Trilogia Analítica aplicada em idiomas

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *