Por que nossos problemas aumentam na época de festas?

Por que nossos problemas aumentam na época de festas?

Cláudia B. S. Pacheco,
extrato do livro De Olho na Saúde, pág. 123

As pessoas trabalham o ano todo esperando as festas de fim de ano – dias de alegria, de confraternização, de descanso… É um tempo que esperamos para fazer tudo aquilo que quisemos fazer durante o ano e não fizemos… É o tempo de fazermos aquela viagem mais longa, de estarmos à vontade com nossos filhos e queridos, de fazermos exercícios físicos, de fazer aquele regime… É o tempo de termos mais tempo «para nós mesmos»….

Quando chegam esses dias e estamos diante do tempo que tanto esperamos, nos deparamos com uma difícil realidade para lidar – não sabemos usar de maneira construtiva a nossa existência. Por quê?

Por que os acidentes e mortes aumentaram quase 90% neste final do ano nas estradas só de São Paulo? Por que a violência também cresce causando 40 mortos por homicídio só na noite de Réveillon na cidade paulistana? Porque as pessoas adoecem, são hospitalizadas com as mais diversas formas de doenças, complicações gastrintestinais, crises de hipertensão e cardíacas, insolação, viroses, tentativas de suicídio, crises de depressão…..

Por que num tempo de paz, de amor, de usufruição da beleza é que os homens deste planeta mais sofrem?

Volto a citar Keppe que em seu livro A Origem das Enfermidades (Orgânicas, Psíquicas e Sociais) à pág. 1:

“De modo geral, o homem não está a fim de resolver problemas, sejam os seus ou os da sociedade, colocando-se em plano muito alto (idealizado), e desejando que o mundo e as pessoas sejam como imagina; estou dizendo que justamente os que idealizam tanto se envolvem em toda e qualquer dificuldade que existe – e por causa da inveja excessiva não usufruem a verdadeira realidade, que nunca cessa de encantar os indivíduos de boa vontade. Os que aceitam o mundo real são porque colocaram sua conduta de acordo com a própria essência (o bem, o belo e o verdadeiro), tolerando a visão dos erros e malefícios que os acompanham.”

Com isso o psicanalista quer dizer que os problemas não começam quando algo vai mal na nossa vida exterior, ou porque trabalhamos demais, ou porque nos falta alguma coisa. Povos do primeiro mundo, que têm todos os meios materiais e sociais para usufruir tudo o que desejam, não apresentam reações muito diferentes das dos povos do 3º mundo… Pelo contrário – é nessa época que os divórcios aumentam e as tentativas de suicídio…

Lendo um artigo num jornal brasileiro em que as pessoas devem “combater o baixo astral com fruta, caminhada e riso” chego a pensar que muito pouco se sabe na realidade a respeito das verdadeiras causas dos nossos problemas e eles estão, sem dúvida nenhuma, essencialmente ligados a fatores psíquicos.

Podemos citar que a principal causa é a inversão psíquica e nessa inversão colocamos a fonte de nossa satisfação e felicidade em fatores exteriores e sensoriais. Dinheiro, sexo, comida, viagens só trazem satisfação se estamos bem conosco mesmos, senão tudo isto vai desencadear muito mais dores de cabeça do que as que já temos.

Nesse mesmo artigo, lê-se que é aconselhável tranquilidade, bom humor e rir de si mesmo… Mas como ter tranquilidade, bom humor e tolerância com nossos problemas se não temos a menor noção de como podemos agir de forma invejosa, arrogante, materialista, e projetiva? Do quanto rejeitamos (sem perceber é claro) o bem de nossa vida? Do quanto atacamos e criamos brigas sem nenhuma necessidade com aqueles que mais nos amam e nos ajudam?…

Se o ser humano não perceber a tempo o quanto rejeita SER, jamais poderá ter saúde, pois ela só pode existir se tivermos consciência do quanto rejeitamos SER humanos e o SER divino…

De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógica Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco
De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógica
Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco

De Olho na Saúde

A psicanalista Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco fez uma coletânea de artigos que escreveu para o Diário Comercial do Rio de Janeiro, na qual, em linguagem simples e com ilustrações do artista plástico Nelson Coletti, trata de assuntos ligados à nossa saúde e qualidade de vida como relacionamentos, trabalho, depressão, problemas de obesidade, de autoajuda e muitos outros temas de nosso interesse.

Saiba mais

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *