O Mundo Perdido: Do Apogeu Para a Ruína, O Planeta Que Deixou de Existir (Psicopatologia)

O Mundo Perdido: Do Apogeu Para a Ruína, O Planeta Que Deixou de Existir (Psicopatologia)

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 21

Norberto R. Keppe,
extrato do livro Terra, O Planeta Ilusório

O gráfico acima mostra o processo de inversão que realizamos ao substituir o eterno pelo temporário, ou melhor, a vida psíquica (amor, razão e estética) pelos sentidos - motivo pelo qual estamos agora “vivendo” na irrealidade.
O gráfico acima mostra o processo de inversão que realizamos ao substituir o eterno pelo temporário, ou melhor, a vida psíquica (amor, razão e estética) pelos sentidos – motivo pelo qual estamos agora “vivendo” na irrealidade.

A civilização humana vem em contínua queda, desde que abandonou sua condição original, no assim denominado paraíso terrestre; seja por que motivo for, o ser humano resolveu deixar todos os seus conhecimentos fundamentais, e iniciar um tipo de existência diferente, podendo-se dizer sui generis – e que não poderia dar certo, evidentemente.

De outro lado, não podemos ignorar a enorme dificuldade que temos agora de chegar ao que é correto, devido ao desligamento com o real.

Não estávamos antes do nascimento no cortejo dos deuses, como falou Platão em seu livro Mênon, mas viemos das mãos divinas que nos formaram, para viver como deveria ser a existência – e infelizmente por causa da inveja e arrogância, abandonamos tal situação (como se pudesse haver outra), e estamos agora em um planeta que deixou de existir, ou melhor, em um mundo que desapareceu.

O encaminhar no tempo levou o ser humano para sua ruína, desde que ele (o tempo) significa o estancamento ao eterno; se o ato foi impedido de se manifestar, a humanidade foi caindo na imobilidade, até chegar a um ponto final de exaustão. Aliás, essa contingência da escolha do tempo comprova a existência do eterno.

De outro lado, assim como antes estávamos no perene, um dia conseguiremos retornar a ele, caso renunciemos ao temporário.

Ao ler este livro, muitos se perguntarão: – Se nascemos dentro do tempo e do espaço, não temos outra saída, senão sermos limitados e doentes.

Isto é um fato, no entanto temos possibilidades ainda de anular o tanto quanto possível esses elementos redutores, para ampliar nossa percepção e a própria vida.

A ideia que sempre predominou na humanidade, desde Francis Bacon (1561-1626) com seu livro A Nova Atlântida, Thomas More (1478-1535) com A Utopia, Aldous Huxley (1894- 1963) com o Admirável Mundo Novo, era que o mundo dos sonhos estava no futuro.

“A contingência do tempo e espaço comprova a existência da eternidade, pois não pode existir o provisório senão dentro do perpétuo”

Em minhas descobertas, esse reino paradisíaco esteve no passado – e só a volta para esse paraíso abandonado, como falou o grande poeta inglês Milton, é que poderá nos dar oportunidade para crescer – o que equivale a dizer que a procura das maravilhas do processo evolutivo, acabará nos transformando naquele animal que nos acostumamos a ver na corrente evolucionista como sendo nossos avós. Não preciso dizer qual é!

Jornal-STOP-a-Destruicao-do-Mundo-21-O-mundo-perdido-inversao-cegueira-ansiedade-1

O exemplo mais frisante da inversão é o da visão, quando capta a imagem ao contrário, e depois o cérebro a desinverte recolocando- a de pé novamente – o que significa que a percepção sensorial capta de modo invertido, havendo necessidade de usar o raciocínio e o afeto para recolocar tudo em sua verdadeira posição. Tenho esperança de que com a consciência deste fenômeno conseguiremos novamente recolocar em seu lugar todo o bem que deixamos no passado.

“O paraíso foi perdido por causa da inversão em que o ser humano resolveu viver, trocando o psicológico pelo sensorial, o amor e a razão pelos sentidos e instintos.”

Terra, O Planeta Ilusório

Norberto Keppe

www.livrariaproton.com.br
www.livrariaproton.com.br

 

“Este livro constitui uma súmula da orientação científica, filosófica e revelatória sobre a civilização humana de nosso planeta Terra. Por esse motivo, ele é formado por três partes distintas:

a) o universo paradisíaco que perdemos, motivo pelo qual decaímos nos males (psicopatologia);

b) a segunda parte aborda o tipo de existência atual, totalmente fora da realidade (sociopatologia);

c) e a terceira, a possibilidade de reaver esse mundo maravilhoso perdido, através do retorno a esse passado que um dia abandonamos”.

Editora Proton:
www.livrariaproton.com.br
(11) 3032.3616

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *