Palestra trilógica para jovens do Projeto da Achiropita mostra a inversão de desenho animado

Palestra trilógica para jovens do Projeto da Achiropita mostra a inversão de desenho animado

por Josie Barbosa

A palestra Monster High – A Inversão do Desenho Animado, que aconteceu no dia 28 de agosto, no auditório do Centro Educacional Dom Orione (CEDO), das Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita, fez os jovens presentes refletirem e entenderem o prejuízo de ver nas atitudes ruins um bem, como incentiva esse e tantos outros desenhos que propagam a violência, agressão, o ataque à estética como atitudes positivas.

A palestra foi proferida pelas trilogistas Fernanda Alves e Patrícia Aguiar Galasso que mediaram as reflexões e debates do tema, fundamentados na Trilogia Analítica, ciência que trata a psicossociopatologia.

O assunto insuflou a platéia repleta de jovens entre 14 e 18 anos, que frequentam gratuitamente o CEDO no projeto da Achiropita, motivando-os a questionar os interesses dessa indústria de entretenimento na mudança de comportamento da juventude, invertendo os valores importantes como o bem, a verdade e a beleza para minar o equilíbrio e sanidade do indivíduo e da sociedade.

Monster High é um desenho de muito sucesso dirigido para o público infanto-juvenil, que se passa numa escola para monstros, com personagens de monstros lendários. Vampiros, lobisomens, zumbis são valorizados e encarnados pelos jovens da escola.

Cristóvão Gonçalves Pereira, o diretor do CEDO na Achiropita foi quem fez o convite à Fernanda e Patrícia e abriu o espaço para essa palestra e tantas outras por ter certeza, pelos resultados práticos obtidos e percebidos no projeto, que a Trilogia oferece muitos benefícios aos alunos que aceitam a interiorização e a conscientização dos erros.

“O nosso objetivo é trilogizar o projeto”, esclarece Cristóvão. Complementa dizendo que a Educação Trilógica é a linha escolhida para desenvolver todos os trabalhos pedagógicos dos que são atendidos no CEDO. “Por isso que os professores daqui foram treinados com cursos diversos na Trilogia, como o Terapia em Sala de Aula, feito na época por Eunice Guimarães, e continuarão a se desenvolverem através dessa ciência”, lembra o diretor.

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