Sociopatologia – Estudo da Patologia Social

Sociopatologia – Estudo da Patologia Social

Artigo publicado no Jornal STOP, edição 58

Norberto R. Keppe,
Extrato do livro Sociopatologia – Estudo da Patologia Social,

O campo da patologia contém duas áreas que não podem ser confundidas: uma é a da psicopatologia e outra da sociopatologia; a primeira diz respeito aos problemas internos (intrapsíquicos), e que deverão ser analisados psicologicamente – posso mesmo dizer que neste caso o ser humano é vítima de si mesmo; e a segunda trata das dificuldades sociais, quando o ser humano se torna vítima da sociedade doente.

Este livro, com as obras A Libertação dos Povos - a Patologia do Poder e Trabalho e Capital  forneceram as bases para os movimentos sociais atuais.

Este livro, com as obras A Libertação dos Povos – a Patologia do Poder e Trabalho e Capital forneceram as bases para os movimentos sociais atuais.

 

 

 

 

 

 

Posso afirmar que quanto mais sã é a pessoa, mais sofre por causa dos males sociais – e quanto mais doente ela é, mais faz sofrer a vida social.

Portanto, é necessário ter essa consciência sobre a existência de dois tipos de males fundamentais que avassalam a humanidade: uma patologia individual e outra social (mais perigosa ainda) – que tem sido a maior responsável por todos os nossos descalabros.

Quando falo em sociopatologia, não estou mostrando só a patologia social, mas também a doença do ser humano vitimado pela sociedade enferma.

É claro que existe um caso ou outro de indivíduos acentuadamente doentes, invejosos ao extremo, que atacam sem motivo – mas o que se nota em sua maioria é que a estrutura econômico-social é o pior dos monstros que causa a maior parte dos transtornos para a humanidade, levando-a ao adoecimento psíquico e orgânico.

ESQUEMA-DA-VIDA-SOCIAL

Pelo esquema (acima) vemos que a sociedade enferma é muito mais perigosa que um ou outro indivíduo doente – a não ser que ele tenha muito poder social – pois a sociedade atinge a todos, enquanto que os seres individuais somente a um ou outro (amigos, família, grupos). É por esta razão que o tratamento do ser humano tem de ser acompanhado da correção da vida social para que possa haver a normalização individual. O ser humano não pode viver equilibradamente se a sociedade é desequilibrada. Assim sendo, temos de conscientizar tal fato para que possamos corrigi-lo. Esta é a finalidade destas descobertas.

Em meus últimos livros (A Decadência do Povo Americano e dos Estados Unidos, A Libertação dos Povos – A Patologia do Poder, Trabalho e Capital e este) estou procurando praticamente mostrar o caminho para a elaboração de uma nova sociedade, trabalho em que a maior parte dos cientistas e pensadores têm falhado.

Para isso, viso a duas finalidades principais: 1) conscientizar a humanidade sobre a causa da patologia social; 2) mostrar como corrigi-la e alcançar o grande desenvolvimento.

Proton Editora
(11) 3032-3616
www.livrariaproton.com.br

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *